segunda-feira, novembro 29, 2010

Das Fantasias e Do Real da Vida.


Vamos direto ao assunto.

A capacidade que temos de construir em nossa mente "ambientes" fantasiosos é impressionante!

Fantasiamos sobre a vida, sobre nós mesmos, acerca do outro que está perto ou acerca de quem está longe.

Com muita facilidade enxergamos a vida não como ela de fato é, mas enxergamos a vida a partir de nossos profundos desencontros interiores, com base em nossos anseios mais profundos, traumas, esperanças frustradas, enfim... e isso leva, necessariamente, a uma percepção distorcida do que é o Real da vida.

--
Sobre a vida...
Teremos aqui dias maus.
Sim, teremos!

O livro de Eclesiastes nos diz que os dias maus serão muitos e nos recomenda aproveitarmos ao máximo os dias de alegria desta vida, e também a juventude que é como uma primavera, e passa!
[Eclesiastes 11: 7:10 --- Vale ler, queridos!]

Todos que vivem debaixo da luz deste sol que agora entra pela minha janela viverão dias maus nesta existência.
Todos.

Jesus não disse:
-"Basta a cada dia sua benignidade!".

MAS...
-"Basta a cada dia o seu mal."

CONTUDO!
Esse "contudo" faz TODA a diferença numa existência!

Contudo, nos diz para termos ânimo!
-"Tende ânimo, pois venci o mundo!" - Jesus, o Senhor.

Teria muito mais, mas em breve palavras aí está algo sobre o Real da vida: todos na luta, com dias maus, dias muito mais maus ainda, mas há ***Aquele que É*** que nos impulsiona a prosseguir n'Ele, pois Ele venceu o mundo.

Aquele que É que nos diz que estará conosco TODOS OS DIAS, e nos dá tudo o que precisamos para enfrentar esse mal de cada dia com ânimo n'Ele, pela fé, pela Graça que d'Ele provém abundantemente para cada segundo deste nosso viver, para cada pequeno e inaudível, mas sensível, palpitar do coração, quando o coração aperta de dor.

Sobre o Real da vida há, também, os dias de Alegria, e aí, SIM!

Nestes dias devemos nos alegrar intensamente, com gratidão, renovar as forças, alargar os ombros, fortalecer os braços, respirar fundo com um belo sorriso no rosto. Isso também é o Real da vida, pela Graça d'Ele!

---
Lembrei-me agora, também, de Paulo quando nos diz para estarmos contentes sempre, a despeito de qualquer situação.
Ninguém precisa ficar ansioso sobre aprender como é viver assim!
Estejamos em paz, pois Aquele que É nos ensina isso enquanto caminhamos pela vida!

Muito bom isso, hm queridos? :)
---

Com muita facilidade fantasiamos acerca de nós mesmos, e construímos acerca de nós mesmos autopercepções enganosas, pois OU nos enxergamos além do que somos OU aquém de quem somos. Com muita facilidade nos autoenganamos.

Com muita facilidade fantasiamos acerca do outro e, da mesma forma, construímos em torno do outro um mundo de percepções que não são reais.

Neste estado de coisas caótico em que subjaz este mundo a evasão da realidade e a entrega à estados mentais fantasiosos é algo certo, mas que deve ser combatido sempre, para a saúde do nosso ser!

Jesus nos chama para viver tudo o que é o REAL da vida!
Ele próprio nos ensina isso pelo modo como viveu, enquanto nesta terra pisou.

--
Ora!
Somos quem somos.
Somos quem Deus nos fez pra ser.
Somos únicos!
Isso é uma Boa Nova!

Cada um é cada um e os outros são os outros.
Com muita facilidade nos deixamos "sequestrar" psicologicamente e emocionalmente pelos outros e não valorizamos a RIQUEZA de sermos Indivíduos, de sermos ÚNICOS!

Busca-se a vida do outro, o caminho do outro, a alegria do outro, até a tristeza do outro prefere-se em vez da nossa própria, muitas vezes.

Com muita rapidez nosso olhar volta-se para o modo como caminha a existência dos outros, no entanto Jesus diz a Pedro, apóstolo, assim [..e com isso nos ensina verdades importantíssimas!]:

-"Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a ti, vem e SEGUE-ME!" - Jesus, o Senhor à Pedro.

Ele afirma isso após a pergunta de Pedro:
-"Senhor, e quanto a ele?" - Pedro, apóstolo, referindo-se a João.

[João 21: 18-22 --- Ler o texto é importante!]


Percebam, aqui presente, algo que uma vez compreendido gera muita vida interior, pois Jesus afirma que a vida do outro pertence a Ele somente, como também a nossa vida, e afirma que nos cabe apenas seguí-lo e n'Ele confiar!

***Se assim caminharmos na vida, nos alegraremos com a alegria do outro da maneira mais íntegra, e choraremos com o outro a sua dor do modo mais honesto.***

--
Não leva ao bem estar interior de ninguém observar a trajetória existencial de um outro e perguntar:
- "Senhor e quanto a este(a)?"

Ele responderia:
-"Quanto a ti, vem e segue-me!"

Pois, cada um é cada um d'Ele!

--
O que é o Real da vida acerca disso?

O Real da vida, pelo Evangelho, nos diz que nosso caminho é SOMENTE nosso, é pessoal, é individual, é intransferível.

O Real da vida observado pelo modo como Jesus ensinou e agiu nos afirma que, quanto a nós, é necessário seguir a Ele somente, e não andarmos medindo ou aferindo nossa existência pela existência de qualquer um outro.

Busquemos SOMENTE alcançar "modos" cada vez melhores de nós mesmos n'Ele, pelo Evangelho e pelo Espírito que em nós habita!

Evasões da realidade e entregas à estados mentais fantasiosos são reprováveis, somente nos causam mal para o ser.
Referenciarmo-nos pelo que é relativo faz muito mal.

--
Cuidemos de nós mesmos!
Tenhamos a satisfação de sermos nós mesmos(as) n'Ele!

Conheça-se n'Ele somente como referência absoluta!

--
ps.: lembrei-me de um show de O Teatro Mágico que fui e em que o Fernando Anitelli, em certo momento, disse assim:
-"Senhoras e Senhores.... eu apresento a vocês...VOCÊS!!!" - Fernando Anitelli, O Teatro Mágico.

OUÇAM o que o Anitelli diz a partir dos 4 minutos deste vídeo!
;)

O Teatro Mágico - O Anjo Mais Velho





Deixo com vocês O Teatro Mágico pra enfeitar a "paisagem" de suas vidas, nesta hora, com boa música [..ao menos, para mim, é! rs], poesia e melodia!

Prestem atenção na letra!
;)

--

No amor d'Ele,
que nos fez Únicos, e que completará a obra d'Ele em nós iniciada até que sejamos inteiros n'Ele, e não somente em parte como indivíduos,

- Carla Cristina Luna Accioly
Reações:

8 comentários:

  1. O Anitelli é um profeta...se não for eu cegue! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Clap-Clap Clap !

    Como fui alimentada com esse texto mana !

    Que belo , que sincero e cheio de Deus.

    Me abençoou muito nessa segunda feira ! Obrigada .


    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Carlinha,

    Mana linda! Tua sensibilidade sempre me abençoa e é muito!!

    Bjuuuuu

    PS! Amo 111

    ResponderExcluir
  4. Ó Céusssssssss!!!!

    hehehe

    Hey, Carlinha, SUA AMIZADE EDIFICA A MINHA VIDA!!!

    Cara, que sequência de textos são esses no blog hein?! Meninas, vcs arrasam e é uma honra fazer parte disso aqui com vocês!!!!

    A vida de cada uma de vocês me abençoa muito!!!

    >>>> O QUE IMPORTA É SABER QUE AQUELE QUE É ESTÁ CONOSCO TODOS OS DIAS!!!! <<<<<


    =]

    ResponderExcluir
  5. Hugo!
    Como disse Ezra Pound:
    "Os artistas são as antenas da raça."
    rs
    ;)

    -
    Manas,

    Amo vocês...tanto!
    :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, este texto veio LITERALMENTE ao meu encontro... estava mal, numa melancolia só... Deus é bom, a resposta que eu precisava veio, e agora, meio sem graça, depois do drama que fiz, eu agradeço ao Senhor pela infinita misericórdia e amor! =)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Deus está falando, que coisa boa!Como sou feliz por ouvi-lo com vocês e em vocês porque nós somos um em Deus e Ele em nós!
    Shalom

    ResponderExcluir
  8. ando acompanhando algum tempo este blog sempre aprendendo com voçês que são mulheres de Deus
    que buscam viver o reino sem um religiosidade
    imposta. Este post veio direto para mim e pude
    compreender um pouco mais da graça que é cristo.
    parabéns meninas do reino por esse blog abençoado!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.