sexta-feira, novembro 05, 2010

Você pergunta, nós respondemos

Nos perguntaram:

Gostaria de saber se vocês acham
normal uma pessoa cristã fumar?


Nós respondemos:

Queridos leitores,

Sabemos que o cigarro possui inúmeras substâncias cancerígenas, gera dependência e, uma vez que o fumante tenta cessar esse hábito, provavelmente terá uma crise de abstinência. Ou seja, o cigarro é uma droga lícita, mas que causa dependência e grandes danos à saúde. O tabagismo em si pode ser agrupado em nosso assunto. Por isso, para nós não é normal não, mas não por ser a pessoa cristã apenas, não é normal para o ser humano. Não é por uma questão de ser ou não ser cristão, que as pessoas devem considerar seriamente sobre o hábito de fumar. É por ser justamente um ser humano.

Considere essa informação:

A nível mundial, o tabagismo provoca cerca de cinco milhões de mortes por ano, tendo, no século vinte provocado cerca de cem milhões de mortes. Simplificando, é como se o tabagismo exterminasse uma população de Portugal na totalidade em dois anos. O tabagismo matou mais no Século XX que as duas grandes guerras em conjunto.
(Fonte: Vera Veritas)

Agora, a questão que envolve a nossa fé cristã: na Europa, é muito mais comum você encontrar cristãos que fumam, do que na América, por exemplo. Talvez lá seja normal. Na história da igreja cristã norte-americana, com as divisões e problemas entre as regiões dos Estados Unidos, os cristãos ficaram divididos sobre questões como escravidão, bebida alcóolica e tabagismo. Um assunto que era de interesse econômico, acabou sendo tratado como um assunto religioso. Os fundamentalistas cristãos norte-americanos passaram a pregar contra o consumo do fumo e da bebida alcóolica, enfatizando que seu consumo seria uma atitude pecaminosa, contrária aos mandamentos da Palavra. Na verdade, sabemos que o verdadeiro motivo era econômico: o boicote aos fabricantes e comerciantes do tabaco e da bebida alcóolica.

Porém, a Bíblia trata da questão do vício e já sabemos que o tabagismo vicia. A Palavra ainda nos adverte dizendo que tudo nos é lícito, mas que nem todas as coisas nos são convenientes. Não devemos deixar que nada nos domine. Eis aí o problema com o vício, seja qual for ele.

Estamos em uma caminhada na qual o próprio Deus vai nos mostrando aquilo que temos que largar pelo caminho e outros bons hábitos que temos que desenvolver e não largar mais. Amar sua saúde, zelar pelo seu bem estar é uma forma de dar honra e glória a Deus.

O fumar ou não fumar é uma decisão pessoal. Se isso implica no destino eterno do cristão – entenda-se céu ou inferno – não compete a nós decidir, tampouco julgarmos outros cristãos, caso eles fumem. É justamente por ser tão prejudicial à saúde, portanto, contra a vida, que nos posicionamos contra o hábito de fumar. Contra o hábito, não contra as pessoas.


Abraços e obrigada por nos perguntar!

Aprendendo com aquele que é a Vida,
Meninas do Reino.

6 comentários:

  1. Também gostaria de ouvir uma opinião.
    E sobre escutar "música do mundo". O que vocês acham ?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado. A maioria dos mandamentos contidos na Biblia não são para a salvação ou não de nossa alma, mas sim para cuidado do nosso corpo e para proporcionar uma vida melhor enquanto estivermos nesta terra. Como Deus é bom, não? além de nos oferecer uma vida eterna muito melhor que esta passageira Ele ainda deseja que vivamos bem aqui por longos anos...
    Bjs meninas,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Roberta, vou procurar esse texto.

    ResponderExcluir
  4. Mas que é esquisito um cristão fumar, ah é sim...
    Abraçao pra todas vcs!

    ResponderExcluir
  5. Muito esquisito meeeeesmo!
    Faz mal pro corpo, que Deus quer que cuidemos... por isso, considero errado! (e como qq pessoa do mundo com rinite alérgica, odeio cigarro! rs)
    Para a pergunta da T.S.S, tomo a liberdade de recomendar um texto do meu blog http://caminhantesdeplantao.blogspot.com/2010/07/dias-melhores-pra-sempre.html

    Bjuu

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de uma opinião...
    Assim gosto de um rapaz da igreja,todo mundo já percebeu incluseve ele mas assim ele é muito timido e não tem coragem de chegar em mim,será que seria feio uma moça chegar em um garoto???

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.