terça-feira, fevereiro 22, 2011

Nomofobia nunca mais!



Tenho que confessar: JÁ FUI NOMOFÓBICA! 


Pra começar te explico o que é Nomofobia. Um termo recente originado do inglês "no-mo" ou no-mobile" (sem telefone) Pessoas que sofrem dessa fobia não conseguem se separar da tecnologia, nem na hora de ir ao banheiro. Para ser caracterizado como fobia, a ausência dos aparelhos de comunicação deve trazer prejuízo para a vida profissional ou social, causando sensação de pânico e impotência, apresentando até mesmo taquicardia, dor de cabeça ou sensação de nudez.




Bom comecei confessando meu estado antigo, pra dizer que hoje já não vivo mais tão em função da tecnologia como meio de sobrevivência. 
Meu uso passou a ser muito mais proveitoso e consciente.


Sinceramente amo tuitar, blogar, mas confesso que algumas ferramentas e aplicativos que para mim constavam na lista dos essenciais, hoje perderam sua importância.






Qualquer hábito, que rouba nossa liberdade de aproveitar a vida em toda sua dimensão, cai do estatus de hábito para vício e isso se constitui  em um ataque velado a nós mesmos. 


Sinto falta sim de pessoas que só tenho contato nas minhas redes sociais, mas isso não me impede de conhecer outras pessoas com quem tenho contato longe da tela do micro. 


Troco SMS e telefones com muitos dos meus amigos chamados virtuais, outros saltaram da tela para o plano real, já viajei para conhecer pessoas que o contato começou  pela internet e alguns já vieram para minha cidade para que enfim pudéssemos nos conhecer.


O fato é que não se pode deixar alienar, não se pode deixar de viver, não se pode trocar a liberdade de ir e vir, para então ficar aprisionado dentro de um quarto ou uma sala, muitas vezes rindo e conversando com a tela.


Isso pode acarretar um falso sentimento de cia, um falso sentimento de conforto. Por fim pode-se perceber que está com o MSN lotado de pessoas, os perfis de ORKUT, FACEBOOK e TWITTER lotados, mas na verdade a SOLIDÃO gritando!


Tão bom olhar a rua, ver pessoas, sentir o ar - ainda que poluído. Caminhar pelos parques. Contar as estrelas, namorar as gotas da chuva.


Adoro Scorpions e elegi como minha música favorita Life is too short


Sabe a vida tem um lindo som, mas infelizmente ela é muito curta. Então por quê perdemos a audição correndo pra lá e pra cá?! Quer saber o que é pior?! Perdemos também a visão, tudo por preferir estar enclausurados em quartos e salas escuras enquanto outros aproveitam o presente que lhes foi confiado.


A VIDA É UM GRANDE CENÁRIO ONDE UMA AFINADA ORQUESTRA SINFÔNICA SE APRESENTA DIARIAMENTE.


Paro minhas tarefas no trabalho para apreciar a chuva caindo - Fiz isso hoje - Paro também para apreciar as sabiás-laranjeiras que cantam bem próximas a minha janela - Tenho várias fotos delas.


Sempre podemos ter um minuto para apreciar essa imensidão de vida que está ao nosso redor. APROVEITE o cenário e OUÇA as músicas.




Cresçam e Floresçam
Noh Oliveira


PS! Catei esse texto de um dos blog's da Nozinha e ao ler o post automaticamente lembrei da passagem das escrituras que nos alertam que:


" [...] O homem é escravo daquilo que o domina" 
(2 Pedro 2:19)

Boa terça a todos!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.