quarta-feira, fevereiro 23, 2011

O que fazer quando preciso tomar algumas decisões?



“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho”.
(Salmo 119:105)

Eu não sei quanto a você, mas eu simplesmente amo conhecer a Palavra de Deus. Gosto mesmo de ler e meditar sobre os assuntos da Bíblia, de aprender com as pessoas e as histórias descritas, me espanto com a ação de Deus e o relacionamento da humanidade com o Criador. Por vezes me encontro desacreditada em como somos tão humanos: instáveis, impulsivos, falhos, pecadores. E fico pasma com o amor e a graça de Deus, sempre disponíveis para a reconciliação. Contudo, o principal motivo que me atrai a ler, meditar e aprender com a Palavra é o fato de que ela pode produzir em mim a sabedoria. O primeiro capítulo do livro de Provérbios diz que a compreensão dos provérbios nos “ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto” (verso 2). Ora, quem é que não deseja uma vida assim para si?

Imagine que, para cada decisão que precisar tomar no curso de sua vida, você necessite apenas consultar sua fonte de sabedoria e obterá as respostas necessárias que o levará a escolher o melhor? E como isso é possível? No versículo 7 do capítulo inicial de Provérbios já podemos encontrar a resposta, ele diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”. Uma leitura cuidadosa dos primeiros capítulos de Provérbios nos mostra que o conhecimento contém duas características: sabedoria e disciplina. Porém, o temor do Senhor é o início de tudo.

Temer a Deus não significa ter medo dele. Não é esse o tipo de relacionamento que ele planejou ter comigo e com você. Josh McDowell¹ disse: “O medo de Deus não é o tipo de preocupação que não o deixa dormir a noite inteira quando você está despreparado para uma prova final. Em vez disso, o temor de Deus é uma profunda percepção dele, uma reverência por quem ele é e pelo que pode fazer.”
Necessitamos de conhecimento para viver nesse mundo, pois todos os dias temos escolhas para fazer e, em determinadas situações ao longo de nossa jornada, as escolhas que fazemos podem determinar se viveremos dias em que desfrutamos de paz, alegria e sucesso, como também se viveremos dias de angústia, sofrimento e necessidade de reconstrução dos nossos caminhos. Esse conhecimento, segundo a Palavra, nós adquirimos obtendo o tipo de sabedoria que vem de Deus. A Bíblia diz: “Se algum de vocês têm falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida.” (Tiago 1:5).

Durante todo o livro de Provérbios nós encontramos instruções sábias para as mais diversas situações e conduta de vida. Mas as Escrituras de forma geral, não contém versículos que nos ajudam a escolher que faculdade faremos, com quem devemos nos casar, onde devemos morar ou se devemos comprar um carro, uma moto e etc. Porém, à medida que aprofundamos o nosso relacionamento com Deus – e para isso é imprescindível conhecermos a sua Palavra – vamos obtendo dele a sabedoria necessária para tomar decisões sábias em nossas vidas. Então, quer uma “receita” para ajudá-lo a decidir qualquer coisa quando for preciso?

Temor a Deus + Conhecimento da Palavra = Relacionamento com Ele.

Pode não ser instantâneo, mas tenho certeza de que vale o investimento!

Que caminhemos todos, crescendo no conhecimento de Deus e fazendo escolhas mais sábias.
Um abraço,
Déia

__
¹ "O temor a Deus", Bíblia A Rocha, ed. Candeia, página 615.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.