quinta-feira, maio 26, 2011

Esta ansiedade que nos consome...

O ser-humano é preocupado por natureza! Até a pessoa mais despreocupada tem aquela pontinha de ansiedade que insiste em aparecer cada vez que algo está para acontecer ou quando a insegurança e incerteza do futuro bate. A ansiedade é o pior inimigo do ser-humano! Ela desespera, cega e nos faz tomar decisões que, normalmente, tomam rumos escabrosos!



Como dizia a Vani, do seriado Os Normais, "Sou eu aliada comigo mesmo, contra mim". A ansiedade, para mim, já se tornou algo tão intenso que as vezes até medicamentos são necessários.

Existem vários níveis de ansiedade em diferentes áreas da nossa vida, mas uma das piores é aquela relacionada à coisas do coração. "É ele o cara?", "Quando ele vai aparecer?, "Vou ficar sozinha para sempre?", e pensamentos do tipo rodeiam o coração romanticamente ansioso. Não se preocupe: você não está sozinha! Milhares de mulheres ao redor do planeta sofrem do mesmo mal!

Mas e aí? O que fazer com o evidente problema? Porque quando essa ansiedade toma conta muitas coisas podem desencadear deste "simples" sentimento de agonia: depressão, se meter com os piores casos, isolamento, ou ainda decisões que trarão consequências quase que eternas. E a bendita ansiedade que nos consome e nos leva a fazer coisas estúpidas e inimagináveis.

Agora a solução! Gostaria de poder declarar aqui a cura para tal mal, porém a resposta não é tão simples sim e as raízes da ansiedade vem desde do Éden quando nossa querida matriarca Eva resolveu comer o tal do fruto lá! E o homem começa a se preocupar com o futuro e duvidar da provisão vinda de Deus. Valeu Eva! Poderia ter se engasgado com um pedaço, mas esse mesmo Deus é misericordioso! Sorte dela!

Então ficamos nós aqui com as consequências, mas o mais louco de toda esta história é que apesar da ansiedade existir podemos SIM nos livrar dela ou pelo menos aprender a controlar este troço! Como o grande Filosofo Montaigne uma vez escreveu: "Minha vida é cheia de acontecimentos lamentáveis, e a maioria nunca realmente aconteceu". A ansiedade distorce as preocupações normais e coloca tudo debaixo de uma lente de aumento, colocando tudo em um tamanho desproporcional à realidade. Ficamos presos como moscas em teias de aranhas construídas por nós mesmas.

O homem mais importante que já pisou este planeta e mudou literalmente o rumo da história sabiamente nos deu o antídoto para esta ansiedade irracional que nos aterroriza: "Quem por ser preocupar pode adicionar um dia a mais em sua vida?". Usando lógica e fé, podemos sim treinar o nosso coração para descansar. Esse tempo todo que você perde se preocupando e agonizando pela pessoa que ainda não está aí não vai fazer com que ele chegue mais rápido ou que o tempo acelere, ou coisa parecida. Existe um velho ditado que vem à calhar: "O medo bateu à porta. A Fé respondeu. E já não havia mais nada do outro lado da mesma porta". Por não confiar em Deus ou na perfeição do plano Dele, acabamos por aceitar cargas que nunca deveríamos ter que carregar. Nós mulheres, em especial, normalmente sofremos mais deste mal.

Quando a ansiedade bater e carga pesar, as incertezas forem muitas e o medo crescer, lembre-se disso: a ansiedade é um sintoma, e de certa forma, é maneira que Deus usa para nos dar uma chance de nos re-aproximarmos Dele. É um "wake-up call" espiritual. A perda da confiança nas pessoas em geral se reflete em uma perda de confiança no Criador e desta lamentável situação nasce a tal da ansiedade que nos assombra e faz o coração pesar.

Quando suas emoções estiverem fora do seu controle, não se esqueça que elas nunca poderão sair do controle Dele!

Leticia Machado  
(escrevendo para o blog: EVA VC ME PAGA)



Meninas do Reino

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.