terça-feira, junho 19, 2012

A Esperança não Morre!


Nestes últimos dias fui levado a refletir no ditado, A Esperança é A Ultima que Morre, por meu amigo e irmão Da20 e uma amiga que ainda não conheço! Débora. Da20 me falou de um sermão de Martin Luther King Jr. Que eu ainda não conhecia não que eu seja um conhecedor dos sermões dele, o sermão era: “Sonhos não realizados” ele está baseado no capitulo 8 do primeiro livro dos Reis. O texto trata da Esperança que Davi tinha em seu coração de construir um templo ao senhor. A partir daí então estas duas figuras, Davi e King, me fizeram refletir que não necessariamente com a morte a esperança morrerá, vai depender em quem nossa Esperança e Fé estão firmadas, a Esperança dos dois transcendia as questões pessoais era Esperança cooperativa e para uma comunidade ou uma nação e, acima de tudo estavam firmadas em Deus de modo que eles morrerão, mas a Esperança se manteve não neles, mais agora como combustível e como sonho de um povo para continuar lutando e esperando em Deus.
Davi sonhava com o dia em que o seu povo teria um templo que significava a presença do próprio Deus no meio do povo, mas mesmo depois de sua morte sua Esperança continuava agora refletida no povo e, mesmo depois de tantas manobras e dificuldades seu filho Salomão pode assumir o trono e cumprir o propósito de Deus e o sonho de seu Pai.
King sonhava com o dia em que crianças negras e brancas andassem de mãos dadas como se fosse irmãs, o dia em que as pessoas não fossem julgadas pela cor da pele, mas pelo seu caráter e, mesmo após a sua morte aquela Esperança permaneceu neste povo até que em Janeiro de 2009 após 41 anos de sua morte o EUA elege o 1° presidente negro de sua história.
Estas duas histórias parecem às vezes distantes de nos e que não trazem nenhuma lição para nos em nossa vida pessoal tendo em vista que é história de pessoas que tinha sonhos para um povo. Pois não podemos sonhar sonhos para nosso povo se nossa Esperança e Fé no âmbito pessoal estão abaladas ou não é operante, é preciso que nossa vida pessoal esteja entregue e na total dependência de Deus para sonharmos sonhos que sai do nosso âmbito pessoal ou vamos cair na armadilha de querer dar passos maiores que nossa perna ou dá exemplo daquilo que não somos ou não experimentamos. A vida é um teste de Esperança e esta Esperança que transcende a vida de uma pessoa deve ser nossa referência para que possamos perceber o quanto precisamos aprender a esperar em Deus cada dia um após o outro.
Por Emmanoel Jetro
Recomendo os sermões “Eu Tenho um Sonho” e “Sonhos não Realizados” de Martin Luther King Jr
Lido em Blog do Jetro

Um comentário:

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.