quarta-feira, junho 25, 2014

Porque o Reino é um reino de amigos... e alguns são mais chegados do que irmãos.



"Quem aumenta o número de amigos é sábio". (Provérbios 11: 30b)

Penso que essa é, e, sempre será a melhor tradução para o texto de Provérbios, ao invés, de o tão famigerado e já desgastado texto "quem ganha almas é sábio".

Se bem que fazer amigos é, necessariamente, "ganhar a alma" de alguém, mas por razões que são minhas, eu prefiro muito mais dizer: é muito sábio fazer amigos.

Fazer amigos, ter amigos, e, principalmente, ser amigo...

Tenho amigos que de tão próximos assemelham-se a irmãos, há amigos com os quais eu me encontro pouco, mas tenho-os sempre no meu coração. Ter um amigo é converter o seu coração a outro coração, é permitir-se ser habitado pelo ser de outro alguém.

Amizade é uma conexão inexplicável de almas que nos completa e nos acalma, nos faz querer seguir em frente.

Procuro não ser um peso desnecessário para os meus amigos.

É um prazer enorme para mim conhecer os amigos dos meus amigos.Tenho amigos que me ajudaram a levantar quando os problemas e as aflições da vida tentaram de alguma forma me paralisar. Outros me ajudaram a enxergar quando as muitas lutas e decepções tentaram turvar a minha visão.

Meus amigos são muito importantes para mim, mas entendo perfeitamente que eles têm suas prioridades e não vivem especificamente para mim.

Já tive amizades que me desconstruíram, me fizeram ver em mim traços de uma personalidade que eu até então desconhecia. Outras amizades me construíram, me fizeram querer ter em mim qualidades que eu nem sabia que existiam.

Sim! Há muita sabedoria no fazer amigos e preservá-los, no conhecer tantas pessoas tão diferentes de mim e desenvolver com elas uma relação de amor, respeito e cuidado. Eu me conheço nesse processo de interação, aprendo a não ultrapassar os limites do bom senso, torno-me uma pessoa mais generosa, me humanizo. 

Disse o poeta: "Eu poderia, embora não sem dor, perder todos os meus amores, mas enlouqueceria se perdesse todos os meus amigos."

Eu enlouqueceria de qualquer forma, meu amor é um dos meus melhores amigos.

Beatriz Pereira


3 comentários:

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.