Uma das coisas mais complicadas na caminhada cristã está no fato de Deus teimar em não responder as nossas orações! É incrível! Como a Bíblia pode pedir que oremos e aí, quando o fazemos, nada de respostas? É quase como uma loja que faz a propaganda pedindo prá você dar uma passada lá, mas quando você resolve ir descobre que ela simplesmente não quer vender nada que você queira comprar.
Isso, é claro, é um grande desestímulo!
Bom, se você se identificou ou balançou a cabeça de maneira positiva enquanto lia o que escrevi acima, arrisco dizer que você pode estar caindo na pior armadilha de todas, ou seja, a satisfação dos seus próprios desejos travestida de espiritualidade.
Muitos cristãos quando oram estão apenas querendo "mover a mão de Deus", ou melhor, forçar a mão de Deus na direção da sua própria vontade. Cansei-me de ouvir que a oração é "a chave que move a mão de Deus". Não, não é! Oração tem muito mais a ver com a transformação daquele que ora, moldando-o à vontade daquele que o convidou para um bate-papo.
Tim Keller, em seu livro Deuses Falsos (Editora Thomas Nelson Brasil), afirma que a pior coisa que pode acontecer ao ser humano é a realização dos seus desejos. Isso fica claro em Romanos 1,24 e 25 quando o apóstolo Paulo escreve que a degradação dos seres humanos aconteceu justamente quando Deus os entregou "à sua própria vontade". Assim, se você imaginar uma vida em que todos as suas orações sejam respondidas, estará imaginando o pior dos mundos.
O que acontece é que Deus responde sim todas as orações, só que Ele o faz de acordo com a vontade d´Ele. Desta forma, o silêncio pode ser um simples não ao que pedimos ou um "espere!". Pode ser também que ele já tenha agido e respondido, mas como não fez do jeito que nós pedimos ou pensamos, a resposta aconteceu sem que sequer notássemos.
Ainda acho que um bom exemplo de oração está naquele que um dia, mesmo diante da maior dificuldade possível conseguiu orar de maneira sincera: "mas que seja feita a Tua vontade." Um tal Jesus que não tenta mover a mão de Deus mas, em obediência, busca fazer a vontade daquele que o enviou!
Marquito (@marquito_pira)
------------
José Marcos, mais conhecido como Marquito, é pastor da Comunidade Cristã Ajuntamento, que fica em Piracicaba/SP. E, além de outros desafios, tem a difícil missão de pastorear a Andréa! =D
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.