terça-feira, dezembro 07, 2010

Será mesmo que Deus recompensa o meu bom comportamento?




Já pensou em algo do tipo: "Que droga! Por que será que mesmo eu fazendo tudo certo, algumas coisas não dão certo para mim?". Ou ainda, "Se estou fazendo o meu melhor para Deus e para as pessoas, por que é que não está funcionando?". Num outro âmbito de "educação", fui teologicamente criada para corresponder com as expectativas que, conforme a crença, imaginava-se Deus ter por mim. Partindo dos princípios básicos de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" e então uma sequência de mandamentos que incluíam desde ofertar e dizimar até servir aos outros através do ministério e outras oportunidades, uma espécie de gratidão e demonstração dos dons e talentos concedidos por Deus. Uma forma de serví-lo, honrá-lo e adorá-lo.

Fui criada para ser bem educada, gentil, honesta e esforçada (na escola, no trabalho e na vida). Esses são princípios que meus pais sempre me ensinaram e dos quais me recordo com facilidade. Eles são naturais para mim.

Alguma vez seus pais já lhe recompensaram por um bom comportamento? Ganhou uma bala em troca de um beijo? Pode brincar na rua, jogar videogame ou navegar na internet por mais tempo como recompensa ao seus esforços com a lição de casa. Ganhou um bom presente no Natal porque passou de ano escolar com notas melhores? Já ganhou aumento salarial por seu bom desempenho no trabalho? Estou certa que você entende o que é ser recompensado por bom comportamento.

Quando isso é transferido para a sua fé, você tem um problemão pela frente. Há essa teologia que te faz crer de todo coração que quanto mais você faça para Deus ou em nome Dele, mais abençoado você será. E por abençoado entenda receber presentes Dele. Então é fácil acreditar que nenhum mal irá te atingir, tampouco aos seus amados próximos a você, porque isso seria atingí-lo também. Mas, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e realizará muitos dos seus sonhos, aqueles grandes sonhos, você sabe.

E se você não recebe a recompensa, mesmo parecendo justa, como se sente? Triste? Talvez esquecido? Injustiçado? Pouco amado? Perdido? Culpado, pensando sobre onde foi que você errou? Ou que Deus talvez não seja assim um pai tão bom como dizem?

Acredite em mim, é mesmo uma honra, fonte de alegria e prazer ter qualquer coisa a oferecer para o outro e amo isso. O problema são as falsas ilusões formadas por essa tênue linha na teologia desse tipo. Tenho visto alguns de meus amigos sofrerem por anos com isso. Vivemos todos em um mundo cuja base é a recompensa e o sucesso é fruto do mérito. E assim essa teologia pode conduzir muitos facilmente à desilusão ou queda.

Relendo as Escrituras, percebi que Deus, sendo o pai perfeito que é, tem prazer maior que o nosso quando obtemos sucesso em algo, se alegra na nossa alegria e não ignora nossos sofrimentos. Faz parte da vida também o aprendizado com as derrotas e fracassos. Ainda não encontrei nada em sua Palavra que afirme algo como "Seja uma boa garota que eu vou garantir o seu sucesso e a sua felicidade aí na Terra", ao contrário, há uma declaração de Jesus que diz: "No mundo terei aflições, mas tenha um bom ânimo, porque eu venci o mundo". A graça me basta.



Desapegando-me das recompensas aqui...
Andréa Cerqueira



3 comentários:

  1. Ola Andrea,
    Como você mesma citou nós "aprendemos" que boas ações=recompensas... e quando nos damos conta de que com nossa espiritualidade a coisa não funciona bem desse jeito chegamos a ficar frustrados...
    Mas é aquilo... "conhecereis a verdade, e ela te libertará" - Cada um de nós terá um encontro com a verdade um dia...e quando isso acontecer, estaremos livres para recebermos tudo o que a vida tem pra nos dar, sejam coisas boas ou ruins...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Belo Texto!!!
    Parabéns belo blog, sempre quando posso to aqui lendo esses textos abençoados. continuem assim!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lendo o seu texto, me fez lembrar das pessoas que estão longe de nós, da nossa realidade brasileira, nos países perseguidos...quais são suas recompensas? Eternas e somente no céu!!!

    Grande Beijooo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.