domingo, janeiro 09, 2011

Cuidado! Talvez um dia Deus possa te decepcionar



Nos nossos dias é comum encontrar um cristão frustrado por aí. Já me deparei com muitas pessoas na caminhada de fé que se sentem esquecidas, deixadas de lado e decepcionadas com Deus. Alguma coisa deu errado, algo não saiu como foi pregado, como foi lido na Palavra, de alguma forma a fé não foi respondida. Muitas vezes não se sabe direito o porquê é que nada aconteceu, afinal, onde é que estão todas as promessas de Deus? Por que elas não se cumprem na vida de todas as pessoas que depositam sua fé na Palavra?

Movidos por muitas dúvidas e uma enorme carga de frustração ou culpa, os decepcionados com Deus algumas vezes mudam de denominação, talvez haja alguma esperança na forma como a Palavra é ministrada e muitos se perdem na ansiedade de que um ministro seja mais especial que outro e quem sabe a oração do novo pastor seja atendida por Deus. Muitos acreditam que há determinados pastores, missionários, homens e mulheres mais especiais que outros, ungidos numa porção maior e através dos quais o próprio Deus opera milagres. Se pararmos para analisar esse comportamento, veremos que se fosse assim, Deus teria filhos “preferidos”, usando-os de forma privilegiada. O problema é que se Deus agisse dessa forma, toda a história que envolve a Cristo e o Evangelho estaria errada. Quando a salvação através da fé em Jesus Cristo se tornou disponível para todas as pessoas, de todos os lugares e séculos, o Criador as nivelou. Deus não faz acepção de pessoas.

Não sei responder o porque certas orações não são respondidas e outras sim. Também não limito a resposta à questão da fé humana. Acredito que oração e fé são uma via de mão dupla no nosso relacionamento com Deus. Pedidos feitos de maneira egoísta, já diz a Palavra, não serão mesmo atendidos. A Palavra nos dá segurança para afirmar que Deus sempre pensa no bem coletivo e não no individual e que ele conhece profundamente o ser humano, cada um, como ser único. Mas porque alguns de nossos familiares e amigos não são curados enquanto outros vencem a batalha contra uma doença, eu não sei.

O que posso afirmar é que conforme sigo caminhando na fé cristã, tenho conhecido os decepcionados com Deus, tantas vezes vítimas de uma teologia contrária ao Evangelho, simplória e imediatista que promete uma vida de prosperidade, riquezas e felicidade sem fim. Há os que entram em desespero, agitados por uma das tempestades da existência e são lançados ao mar. Talvez um dia voltem ao barco da Vida, confiando em Cristo como timoneiro. Conheço também os que aprenderam, mesmo em meio à dor ou decepção, a confiar em Deus apesar das circunstâncias. Tenho aprendido muito com os que permaneceram dentro do barco, sem importarem-se com o estado da navegação ou como se encontram após a tempestade. Sobreviventes, eles têm depositado dia após dia a sua confiança no Mestre da Vida. Não importa o que passam, o quanto sofram e quantas vezes por minuto eles pensam em desistir, continuam correndo para Deus. Perseveram na esperança de que se algumas orações não são respondidas, o Criador sabe porque e ele está no controle de tudo. Confiam nele para que nenhum mal lhes aconteça, mas quando o mal os atinge, sobrevivem mediante a fé, pois se abrigam naquele que tem poder sobre tudo o que há. Voltam-se para suas promessas de acordo com a Palavra e não baseiam sua fé em teologias ou homens. Respiram o amor de Deus, ainda que com dificuldades mediante os desafios, crêem no amor e se rendem a graça conquistada por Cristo na cruz.

Eles sabem que não há mais nada para eles e nenhum conforto é capaz de produzir mudanças que não seja através da fé em Deus. Talvez o desafio seja decidir vivenciar essa experiência de entrega, confiança e aprendizado, ou então é melhor tomar cuidado, porque um dia desses, talvez Deus possa te decepcionar.


Abraços,
Andréa Cerqueira

Um comentário:

  1. Oi MENINAS DO REINO

    Ouvi uma frase e adorei
    "QUANTO MAIS ME DECEPCIONO COM AS PESSOAS, MAIS EU AMO O MEU DEUS!"
    Isso é tão verdade sabe, Deus tem me ensinado isso, porque Ele é o único que nunca nos decepciona, nunca nos deixa triste, nunca nos faz chorar!
    Por isso que é tão bom pertencer a esse DEUS de amor, é insuperável esse tipo de amor.
    Pra que esperar tanto das pessoas?
    Viver a vida longe da expectativa de agradar a todos e sem esperar que todos te amem e te façam feliz sempre é o segredo pra felicidade...
    Q nossa expectativa esteja somente naquele q nunca nos decepciona: DEUS.

    até mais ler garotas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.