segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Coisas do Cotidiano I

Sobre construções e  estruturas...



Tenho reparado em uma construção que apareceu vizinha ao prédio onde trabalho. Lembro-me que antes do ano findar, lá funcionava um estacionamento. Após o período de festas e a semana de pausa do ano Novo, ao voltar para trabalhar, me surpreendi ao verificar que da minha janela já não se avistava o estacionamento e sim uma intensa movimentação e uma grande placa  anunciando desde já o lançamento das vendas de um novo edifício comercial.

De início tive minha atenção tomada pela grande agitação. Procurava o cenário antigo e familiar aos meus olhos e já não o percebia. Vários trabalhadores, caminhões, poeira, quebradeira, muita intensidade de serviços e eu a pensar que as obras estão me perseguindo, pois o prédio que moro possui uma construção em frente, então não há como correr, é me adaptar às circunstâncias.

Confesso que houveram dias bem difíceis na construção do edifício comercial. O prédio é imenso e no momento em que estavam alicerçando suas bases, foi trazida uma máquina enorme, cujo barulho é proporcional à grandeza. Havia momentos em que tremia tudo, as batidas contínuas e secas eram quase enlouquecedoras. Não havia som ambiente que suportasse e não havia humor zen que aguentasse.

Mas agora os alicerces ficaram prontos e olhando do 8º andar, vejo que seu tamanho e estrutura são impressionantes.

Por que estou falando sobre tudo isso? Qual a novidade no fato de que construções incomodam, são barulhentas e trazem uma infinidade de transtornos?

A verdade é que novidade não há, mas tais circunstâncias me levaram a meditar sobre as construções do Pai em nossas vidas. Sim, estamos em obras. Isso é mais do que mero jargão evangeliquês ou coisa que o valha. Isso é real. Somos feitura Dele*. E percebo, que como feituras Dele, em muitos momentos, TUDO precisa ser transformado. A forma antiga (estacionamento) precisa ser substituída por uma nova ocupação (edifício comercial - bem maior e mais significativo), mas isso não acontece em um passe de mágica.

O mesmo ocorre em nossas vidas, sabemos que quando o Pai quer fazer algo NOVO e SIGNIFICATIVO muitas vezes NADA da velha estrutura poderá ser aproveitado.  São inúmeras as vezes em que no Antigo Testamento, Deus através de profetas** falava sobre arrancar e derrubar antes de fazer COISA NOVA 

O grande problema reside no fato de que queremos a construção pronta, plena, completa e inteira mas não queremos viver os incômodos que da mesma advém. Queremos pular etapas, suprimir processos e nos esquecemos de que em tudo e em todas as coisas Ele está trabalhando para edificar algo realmente precioso.

Há trabalho, há sujeira, há barulho, há inconvenientes dos mais variados, mas uma hora a obra estará inteira e creio que a alegria de ve-la pronta vai suplantar qualquer lembrança dos contratempos e desgastes inerentes à construção.

Era isso queridos, nosso cotidiano está cheio de mensagens a serem lidas com os olhos de nosso coração. Fiquemos atentos ... “pois se nossos olhos forem bons ....” [Lc 11:34].

Em desconstrução, reconstrução e novas construções,

Roberta Lima

*Efésios 2:10
**Jeremias 31:28

Prédio Verde


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.