quinta-feira, julho 14, 2011

Ser simples é descomplicar a vida


Não sou nenhum São Francisco, e nem concordo com ele no tal voto de pobreza, mas entendi que uma vida simples é mais fácil de administrar do que uma vida complexa. Tenho procurado viver de modo simples, e quem anda comigo sabe disso.
A simplicidade me faz bem ao coração, pois me livra de problemas que eu mesmo arrumaria caso me envolvesse nos dramas de querer parecer maior que os outros. No dia-a-dia acabo deixando que os outros sejam grandes. Se é isso que querem, que sejam. Eu mesmo quero é ser simples. Simples e pequeno.
Sinceramente, ser simples me faz um bem tremendo. Aprendi que quem vive assim está sempre de bem com a vida, pois tudo acaba sendo um presente de Deus. Na verdade, a simplicidade é também o resultado de um coração grato ao Senhor. Quando sou simples nada quero senão viver debaixo do amor de Deus. Isso basta. Vivendo assim, percebo que esse estilo de vida faz com que qualquer presente seja maior do que o esperado, pois a simplicidade me faz ser alegre mesmo com coisas pequenas, e enche meu coração de contentamento.
Além de descomplicar a vida e me fazer feliz, a simplicidade ainda me faz um ve
ncedor. O simples vence o arrogante. É Deus quem diz isso, não eu. O arrogante o fere? Dá a outra face. Ele o obriga a andar uma milha? Caminha outra com ele. Ele lhe pede água e pão? Pois dê a ele água e pão pra matar a sede e a fome. Quando se age assim o arrogante é desarmado. Isso é ser simples. Diante desse tipo de postura ele acaba não sabendo o que fazer, pois o que ele quer é que você se transforme noutro agressor e o revide. O circo já foi armado e ele espera que você vá para o centro da arena. Basta reagir e ele o devora. Depois ainda recebe honras de ter eliminado mais um agressor da face da terra (no caso, você). Ao invés disso, enfrente a arrogância e a agressão com a simplicidade própria de um filho de Deus.
Sim, simplicidade. Com ela se vive confiante nas mãos de Deus, pois o Senhor guarda os simples.
Ser simples nada tem a haver com riqueza ou pobreza. Vez por outra tenho visto ricos cheios de humildade e pobres entupidos de soberba e vaidade. Também tenho esbarrado em gente que faz força pra parecer simples, mas carrega um coração repleto de vaidades.
Não se engane. Só eu sei o quanto meu coração reluta em ser simples. Mas decidi por esse estilo de vida, que é o resultado de um coração sendo construído pelo Senhor. Deus já declarou que Ele está do lado dos simples e eu quero ser encontrado no meio deles. Se alguem ainda tem dúvidas em viver dessa maneira, leia o Salmo 116. "O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou" (Salmo 116:6).
Samuel Costa

Outros textos de Samuel Costa você encontra clicando AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.