sábado, outubro 16, 2010

TPM existe!


Tensão pré-menstrual, ou TPM, é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens, especialmente. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.



Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.



Com elas, é diferente. A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.



Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.

Mara Diegoli é médica, trabalha no Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas e é coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo.  

NOTAS:

1- Deus, em sua infinita sabedoria e conhecendo a nós mulheres, a sua mais esplêndida criação (cof, cof), já deixou a dica para a rapaziada...Olhem esse versículo meninos:
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

                                                                        Colossenses 3:19

Amar e entender são diferentes #ficaadica ;)


2- Alguns sinônimos para a companheira mensal de 99,9% das mulheres...

TPM = Todos OS Problemas Misturados


TPM = Tendências a Pontapés e Murros

TPM = Temporada Proibida para Machos

TPM = Tocou, Perguntou, Morreu

TPM = Tente no Próximo Mês

TPM = Tô Pirada Mêrrmo

TPM = Tempo Pra Meditação

TPM = Tendência Para Matar

TPM = Tira as Patas, Moleque

TPM = Total Paranóia Mental

E, finalmente, lembre-se: “TPM é aquela época do mês quando algumas mulheres se comportam, por alguns dias, da maneira como GRANDE parte dos homens se comportam durante todo o ano.

TPMmimamente em Cristo,

Meninas do Reino

5 comentários:

  1. Maridos e amigos, paciência!

    como diria um amigo meu, não dá pra confiar em um ser que sangra durante 5 dias e não morre...rsrsrs

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá BOA NOITE!!!

    Assim como a Bianca, também AMEIIIIIIII

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem meninas?

    Muito bom o post, melhor falando... muito bom todo o blog, estão de parabéns.

    Só não achei legal esta parte "“TPM é aquela época do mês quando algumas mulheres se comportam, por alguns dias, da maneira como GRANDE parte dos homens se comportam durante todo o ano."

    Vou procurar entender, pois muitos homens realmente não dão o valor devido as mulheres e nem as tratam como parte mais frágil como disse meu irmão Pedro. - 1Pedro 3:6.

    Em Cristo

    Ronaldo Paiva

    ResponderExcluir
  4. Sensacional. Por isso eu digo: mulher foi feita para ser amada e não entendida! Parabéns Meninas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.