“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” Jo 15:2
A poda é uma técnica agrícola usada há milhares de anos e em todo o mundo.
Seu objetivo é estimular a brotação de novos ramos e aumentar a produção da planta.
Ela tem época certa para ocorrer e técnicas diferenciadas dependendo do tipo de planta cultivada (pêssego, uva, figo...).
Além disso, exige conhecimento e agilidade do podador.
Em João 15:1-17, vemos que Jesus se compara com uma videira, cujo agricultor é o Pai. O ramo que não produz frutos, só consome seiva, é cortado, jogado fora, seca e é queimado.
O ramo produtivo é podado, para que a seiva possa circular mais e assim produzir mais. Qual é o fruto que se espera de uma videira?
Uva, é lógico. Não podemos esperar que produza maçã ou figo. Pensando nisso, qual é o fruto que Deus espera de seus filhos?
A resposta está na Palavra: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu vos amei”. Um dos frutos que os discípulos de Cristo devem produzir é o amor.
Para isso, é necessário permanecer na videira, ou seja, em Jesus e no seu amor.
Existem muito cristãos que têm amplo conhecimento da Bíblia e participam de todas as atividades de suas igrejas, mas não demonstram amor a Deus e ao próximo. Outros dizem que são "filhos de Deus", tem sua fé independente de Deus e também não demonstram amor. Já quem está n'ele como diz o texto bíblico, demonstra amor, preocupando-se com os outros, ajudando-os em suas necessidades materiais ou espirituais, perdoando e encorajando. O amor é um fruto de um ramo que está enxertado na videira verdadeira. É um dos frutos do Espírito :
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." Gálatas 5 - 22
Por isso Jesus define bem como vamos saber se alguém é dele ou não.
Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. (João 13,35)
Pelo fruto , conhecereis a árvore. ( Mateus 7 - 16)
A atitude de obededecer a Deus por exemplo, não é um fardo pesado e sem prazer, é algo natural que o amor (fruto do Espírito) te conduz a reproduzir a ponto que você não conseguirá mais resistir, mesmo que a sua natureza carnal e pecadora incline para a desobediência (ausência de amor), mesmo que você chegue a desobedecer , com toda certeza você não terá mais prazer nisso como muitos tem. O obedecer passa a ser uma atitude não para te justificar, te redimir, te salvar da perdição ( como muitos assim fazem, pensam que por obedecerem a leis estão dando frutos ) mas para demonstrar amor e gratidão, em resposta ao amor do Pai.
Com que propósito Deus poda o ramo que já está dando fruto? Para que produza mais e melhor!
Ou seja de quem já está demonstrando amor, Deus tira a parte do galho improdutiva, que só consome seiva...
... Os frutos da carne só consomem a seiva ! E sabemos bem quais são os frutos da carne , tudo aquilo que cravou Jesus na Cruz.
Para que Deus te aperfeiçoe no amor dele e o Senhor seja glorificado através da sua vida é preciso ser podado.
A poda é para que você cresça , com qualidade , é para que você dê frutos saudáveis , para alimentar as pessoas que estão passando fome a sua volta.
Pare agora e pense , quais os frutos que as pessoas tem se alimentado através de você ?
Se alguém se diz cristão enxertado na videira verdadeira, e não está nem ao menos percebendo os frutos podres que tem produzido, e ainda sim resiste firmemente a ser podado , algo está errado.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(Mateus 7-16)
Quem se submete a poda sem resistência, geralmente olha para os ímpios que prosperam em seus caminhos sem sofrer aparentemente nenhum tipo de intervenção podem chegar a pensar que DEUS o abandonou ou está sendo injusto, essa é a nossa tendência, quando olhamos para a nossa vida e vemos as podas certamente estamos esquecendo de vislumbrar os frutos. Precisamos pedir ao Senhor que nos dê a visão correta sobre tudo que acontece em nossa vida. Não podemos ver as circuntâncias com os olhos alheios.
Ás vezes , as pessoas a nossa volta ainda comentam : Nossa, quantas coisas acontecem em sua vida hein ? logo com você que é do Senhor ...
Fico feliz em dizer : Se estamos sofrendo com as podas , significa que ainda não estamos cortados. Melhor é sermos podados aqui de nossos frutos podres , do que sermos cortados eternamente do REINO.
O corte é definitivo , é na raiz ... é para lançar longe ... no fogo. A poda não.
Inspirada nas considerações de Carlise Tiede Káser
Sendo podada N'ele.
Si
Amei!
ResponderExcluirMuito edificante!!!!!!
ResponderExcluirDEUS ABENÇÕE.......