'As palavras não dizem nada. Ou dizem muito mais do que gostariam de dizer', essas foram as palavras que escrevi na minha agenda na última segunda-feira, dia 7.
Acho que foi por essa razão que, ao conhecer o trabalho da fotógrafa norte-americana Grace Brown, dediquei horas a ler os cartazes projeto Unbreakable (Inquebrável, em português), no tumblr. (http://projectunbreakable.tumblr.com/)
A foto acima foi extraída desse projeto e, à primeira vista, poderia muito bem ser usada nas redes sociais como uma jura de amor eterno; afinal, quem não gostaria de ouvir uma declaração 'I´m just trying to show you how much I love you' ('estou apenas tentando te mostrar o quanto eu te amo')?
Essas palavras seriam perfeitas se não fosse o fato de terem sido ditas durante um abuso sexual. Isso mesmo, durante um abuso sexual! O projeto reúne fotos de pessoas que foram abusadas sexualmente segurando cartazes com frases ditas, por seus agressores, durante o ato.
Nas fotos você encontra palavras de todos os tipos: desde um 'Happy B-day' até um 'Fuck you!'. E o que faz dessas palavras inesquecíveis é o fato delas ainda machucarem.
[Sim, algumas dores perpetuam-se, e isso é fato.]
Também já ouvi coisas que me quebraram por dentro e que fizeram a minha forma de ver o mundo mudar a partir delas. Todos nós passamos por isso! Algumas nos roubam a alegria da adolescência e da infância e outras, mesmo sem nenhum ato físico, são capazes de nos partir ao meio.
Quer um conselho?
'Don't let your struggle become your identity' ('não deixe que sua luta se tornar a sua identidade'), leve as a Deus.
Quer um outro conselho?
Não se iluda: mais cedo ou mais tarde a gente quebra. Quebra e tem que se fazer de novo para, só então, nos tornarmos inquebráveis. A solidificação da nossa alma é um processo.
Confesso que ainda não me colei inteira, guardo tenho algumas dores debaixo da cama e outras na caixa de sapatos que fica em cima do guarda-roupa, mas aos poucos estou mostrando-as a Deus, uma a uma.
Minha prece é para que Deus nos dê coragem de enfrentarmos tudo aquilo que nos assombra, e a capacidade de olharmos a vida com a coragem suficiente para resgatar a alegria, e a paz.
Abraços,
Lu (a Poulain!)
Sem duvida um dos melhores textos de vocês, a Lu é incrível quando fala sobre coisas da vida. Parabéns!
ResponderExcluirLeo!!!
ExcluirObrigada! Muito obrigada pelo carinho!
Mil abraços para vc! :)
O texto é uma pérola.
ResponderExcluirCarlinha!
ExcluirAmo-te! :)