quinta-feira, março 24, 2011

Separados, mas não da graça.





Assuntos complexos a serem tratado nos meios religiosos são aqueles assuntos em que existe sempre a pergunta pode ou não pode? A questão da separação conjugal é um desses assuntos. Falar sobre separação é falar sobre sexualidade, sobre família, sobre religiosidade, sobre relacionamentos, sobre leis (espirituais ou não). Mas o mais importante é lembrar que quando se fala sobre separação, na teoria falamos sobre o ideal , sobre o que seria melhor mas na maioria dos casos não pensamos na prática, nas vidas que estão envolvidas e nas incoerências que cercam as relações humanas. Falar sobre separação para quem nunca experimentou tal experiência é fácil, é mole, da até um ar de "legalidade", digo isso á aquelas pessoas que permanecem casadas e por isso acham que podem dar "lições de moral" naqueles que hoje se encontram separados matrimonialmente de seus parceiros, digo matrimonialmente porque alguns permanecem casados no papel, moram na mesma casa mas de fato nunca casaram, são estranhos ao seus parceiros e a si mesmos, apenas estão ali formalmente mas se não tivessem tanto medo do inferno, já estavam longe.

Como lidar com pessoas que passaram por tais experiências na vida ? Como dizer a essas pessoas o que elas precisam ouvir? Como direcionar essas vidas após essa experiência tão profunda, tão intensa e ao mesmo tempo tão marcante ?

O que tem acontecido no meio evangélico ? Bom, vejo líderes querendo abafar escândalos, querendo livrar pessoas do inferno, querendo dar respostas bíblicas coerentes mas, sinceramente não conseguimos enxergar cuidado, cura, restauração e muito e muito menos amor. Estou generalizando sim. Mas aqueles que sabem que não são parte da maioria, Deus sabe quem são. 

Quero contar especialmente um caso muito familiar para que possam pensar. Imaginemos um casal jovem, cheios de planos e sonhos... este casal tinham objetivos ministeriais comuns, a vontade de ser útil para Deus era tamanha que queriam se dispor integralmente ao "ministério" e claro, não queriam "cair em pecado"  então eles decidiram casar muito rápido, em menos de 1 ano =  namoro, noivado e casamento. "Perfeito". 

Sim, era tudo muito perfeito aos olhos religiosos da moça que não se enxergava de outra forma a não ser casada, servindo a Deus no seu ministério familiar e/ou na igreja institucional. Belissima visão do casal, porém eles se fecharam demais de uma forma superficial e negligenciaram as coisas mais profundas da vida , eram novos demais e com isso ao passar do tempo como todo relacionamento, veio o desgaste. O rapaz aos poucos foi se afastando da sua esposa foi amadurencendo um pouco fora daquela redoma, e  sem o amor necessário  os dois criaram um buraco intransponível entre eles, brigas eram comuns.  A moça embora não se desse conta do tamanho do buraco que havia entre ela e seu marido, orava , jejuava, ungia , gritava,clamava (sempre que ele não estava em casa) "consagrava" o leito imaculado á Deus e nada resolvia. Ela se perguntava o que fazer? mas separação nunca foi uma opção para ela. Era uma palavra riscada do seu vocabulário. Até que um belo dia, depois de algumas brigas o rapaz toma a iniciativa e volta para casa da mãe, oficialmente se separou da moça, a deixou em casa sozinha. Não precisa dizer como a moça ficou né? arrazada, inconsolável, se sentindo a própria Maria Madalena, repudiada, rejeitada, ferida, e pior se martelava o tempo inteiro pensando nas pessoas a sua volta, nos irmãos , em Deus, em sua vida dali em diante, o que seria dela? 

Disseram para essa moça várias coisas, dentre elas que ela teria que esperar seu ex-marido voltar se não ela seria a pessoa mais infeliz do mundo e nunca mais ela poderia ter uma vida feliz, casar novamente então nem pensar. Esperar o ex-marido voltar sempre foi a primeira opção da moça , porque ela realmente sempre esteve disposta a manter a aliança que ela tinha feito porém dizer á ela que a vida dela iria depender da decisão de uma outra pessoa foi algo que pesou muito na vida dessa moça que teve sérios problemas posteriores, inclusive teve questionamentos seríssimos em relação ao amor de Deus sobre sua vida, pois passados alguns meses o rapaz não voltou atrás, e ainda arrumou uma outra pessoa, e ela? bem , ela continuou lá, esperando, passaram-se alguns anos e o rapaz já teve uma série de outros relacionamentos. Então... e aí? São casos como esse que quando destrinchamos, não nos cabe mais pensar no : pode ou não pode, mas em : Senhor, cuida dessas vidas!

Aquele versículo que diz que o homem que se casar com uma mulher repudiada comete adultério com ela?
Agora imagine que você é uma mulher  de 23 anos sem filhos, separada cujo sonho era ter uma família, como se sentiria em saber que não poderia mais se casar ? como você se sentiria se isso te fosse imposto como regra para ser salva ? Pois foi essa situação que a moça da história acima esteve,  pensava que para ela não teria perdão, e ai a primeira coisa que foi questionada foi : porque Deus não mudou o coração do fulano ? Esse tipo de questão nos leva a questionar Deus, pois estamos sendo confrontados.

O que Deus uniu, que o homem não separe.  Marcos 10  2 -16

Mas será que o homem consegue mesmo separar aquilo que Deus (amor) uniu? Penso eu : que aquilo que o amor une , nem todas as divergências conseguem separar. Penso eu que : se separou é porque não foi Deus quem uniu e se Deus não uniu em amor, nunca houve uma verdadeira aliança.

  
É claro que a separação é algo que Deus abomina, mas pensar nela como apenas um ato judicial e pecaminoso, além de ser um pensamento raso é um pensamento que nos afasta daqueles que passam por essa situação e precisam do apoio dos amigos e das pessoas que se dizem próximas. Pois é aí que a maioria se afasta ainda mais da comunhão.

Se somos realmente habitados por Deus, ao invés de apenas exteriorizar o que a lei diz teoricamente, devemos primeiro amar como Jesus fez na prática. Parece que as pessoas que se separaram e hoje (ainda) se encontram em alguma comunidade cristã , sofrem inúmeros preconceitos, julgamentos, são tratados com hotilidades, parecem leprosos, enfrentam olhares atravessados pois são tidos como "menos dignos" de falar da palavra de Deus que os demais, alguns se entregam a promiscuidade como forma de suprir o vazio que ficou dessa relação frustrada e então essa distância entre eles e Deus fica cada vez maior também. 

Deus ama incondicionalmente você. Não duvide disso. Em amor á ele espere até que ele te diga o que fazer.

Conheço casais que separaram e se reconciliaram, conheço casais que separaram e casaram novamente e são muito felizes, conheço mulheres separadas e que ainda não se resolveram sentimentalmente, conheço todo tipo de pessoa  e digo, separados sim, mas não da graça de Deus.




Simone Caetano








10 comentários:

  1. Fico pensando...
    "Porque viver da graça apenas em situações adversas?"
    Ser cristão significa ser dependente de Deus...apenas de Deus, todos dias... dia após dia.
    Entender que depender de Deus não é coloca-Lo a disposição para a realização dos nossos sonhos, mas vivermos o sonho dEle para nós.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito show o post! Sou bem casada graças à Deus, mas como todo casamento tem seus problemas, já passei por várias situações difíceis. Sei muito bem que ao invés de ajudar, muita gente só atrapalha.. Mas que bom que Deus nos ama incondicionalmente, né? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Bete Mendes : Amei o post Simone, foi fundo, passei por esta situação recentemente, nunca me casei mas tive filhos e vivi com alguém por muitos anos que não quis compromisso sério e tive que deixá-lo por apenas não aceitar aquela situaç...ão. Casei agora com um servo de Deus, em pouquissimo tempo também, 6 meses, estamos nos adaptando, somos maduros e sabemos os propósitos de Deus, sabemos que Ele abomina a separação, casamos conscientes disto tudo e apesar desta consciên cia toda ainda existem obstáculos a superar. Com a ajuda de Deus e sabedoria dada por ELE, seguiremos nossa vida de casados e orando para que "oque Deus uniu o homem não separe". Não consigo escrever bonito como vc, mas acho que fiz me entender.

    ResponderExcluir
  4. Casando com arte : Porque viver da graça apenas em situações adversas? Quem pode ter essa resposta? Ser Cristão é ... ser igual a Cristo? E ser igual a Cristo é amar apenas nas situações confortáveis? [ Para pensar, apenas] Obrigada pelo comentário queridos(as) ;)

    Paula de Oliveira : Que legal Paula, que Deus possa continuar renovando a aliança entre você e seu esposo sempre, e que vocês possam compartilhar a vida de vocês com outros casais...

    Bete Mendes : Fez se entender sim e muito !
    Então vou compartilhar um pouquinho mais sobre o que penso por aqui : casamento é consolidado Bete no ato sexual, mesmo que não tenha "oficializado" sua primeira relação , creio eu que vc tinha uma vida de casada e por isso penso que não tenha sido fácil o afastamento e separação, como você mesma disse.

    Está agora casada "legalmente" com outra pessoa, entendo que tenha problemas mesmo assim pois não é um documento que valída ou não um casamento e sim o coração dos dois e sua entrega ou não ao matrimônio, fico feliz de saber que os dois estão caminhando juntos buscando viver em hamonia no amor do Pai, e que ELE possa selar a cada dia o coração de vocês para que permaneçam em amor eternamente juntos.

    Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui querida... grande beijo. =*

    ResponderExcluir
  5. Si,

    Post corajoso, para dizer o mínimo, nos leva a muitas reflexões.

    É tão fácil julgar, difícil mesmo é amar.

    Bjs!

    Te amo mana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Si, boa tarde!!!
    Fiquei realmente emocionada com este post, conheço uma pessoa que passou pela mesma situação da moça acima e mta vezes não temos idéia da dor e do sofrimento da pessoa...
    Fico pensando, deveria haver uma cultura de não se julgar os outros, pois como diz o ditado "não devemos julgar o livro pela capa", pois dentro do livro pode haver mto mais emoção do que fora.
    É isso, fiquei emocionado e refleti mto sobre o post, após ele sinto mta diferença do q pensava...
    Bjuxxx :-)

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente lindo...

    Como é difícil ter alguém que chore junto nesses momentos, ao invés de ponderar, apontar, aconselhar...

    Atravessemos...

    ResponderExcluir
  8. Si
    Mana que doçura de texto, ainda não me casei, mas como sempre digo, minha alma é casada com a alma do Gato; isso me coloca em um estatus de casada. Tenho ponderado muito sobre tudo isso. Meus pais foram casados de alma também por anos e anos nunca os vi discutindo na frente dos filhos e devo a eles minha estrutura nessa área.
    Infelizmente conheci relações onde havia traição de ambas as partes mas que permaneciam juntos por conta de: O que DEUS uniu não separe o homem. Isso sim é abominável, pois pegaram uma situação e a transformaram em aberração até diante da sociedade!
    Que o Senhor abra a mente de todos nos seus filhos afim de que possamos entender suas profundas verdades e a profundidade de sua VONTADE!

    ResponderExcluir
  9. Post real e direto... normalmente transparência não é uma pratica que agrade a muitos...e como cristão que se separou vejo que na realidade a pratica exclusoria é "flat"no meio cristão...truculência,preconceito,perda de amigos,julgamentos,evitar comunicação,"desligar" da igreja via e-mail,pedir para nunca mais voltar a igreja tornaram esta situação muito depressiva...de tudo isto o aprendizado foi de que Jesus te aceita como vc esta independentemente de outros e ele ajuda...tb considero que cada separação conjugal tem suas condicionantes e particularidades e não deve haver julgamento...e tb que verbalizar que alguém esta "desligado" da igreja de Cristo é muito profundo,incisivo e perigoso...

    ResponderExcluir
  10. Amiga, acho que vc tocou em uma ferida profunda que incomoda a muitos. Infelizmente nossas igrejas estao inflamadas de pessoas religiosas e lideres absurdamente despreparados. Acredito que, acima de tudo, DEUS NOS AMA e isto nos justifica em toda e qualquer situação. Aprendo muito com o apóstolo João que depois de passar um certo tempo com Jesus tornou-se uma pessoa muito mais amável e tolerante.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.