sexta-feira, maio 04, 2012

Achando a sabedoria



Como é feliz o homem que acha a sabedoria, e o homem que obtém entendimento (Provérbios 3:13 NVI) 



O verbo “acha” neste texto tem uma conotação ativa e não passiva. Significa que a sabedoria não foi encontrada por acaso ou acidente. Não foi o caso de estar cavando em um terreno para plantar uma árvore e de repente topou com uma jóia enterrada. Ou foi ao armário buscar uma roupa e encontrou outra que fazia tempo que queria lembrar onde estava. 

O sentido é o de quem empreendeu uma busca por ela, que teve trabalho, que despendeu esforço, que envolveu-se no processo da pesquisa e da observação e encontrou a solução que precisava. 

Há diversas palavras no idioma hebraico que foram traduzidas por sabedoria, ou seus sinônimos. Uma delas significa “instrução” ou “treinamento”, e foi traduzida várias vezes como “ensino” nas versões baseadas em Almeida. 

Não é o ensino passivo daquele que se senta para ouvir e fica por isso mesmo. Mas como um treinamento que exigirá o engajamento e o envolvimento completo daquele que quer a instrução. Lembra mais aquele treinamento militar que quando a instrução não é aprendida ou seguida a risca pode implicar em repreensão ou castigo. 

A sabedoria de Deus não está escondida e fechada para as pessoas. Ela está a disposição de qualquer um que se submeta ao “treinamento” de Deus, examinando a Sua Palavra e buscando achar nela a instrução para viver uma viva bem sucedida. 

Aquele que tiver esta disposição pode pedir a Ele, pois o apóstolo Tiago assegurou que qualquer um que tiver necessidade de sabedoria, que pedisse a Deus e Ele concederia liberalmente (Tg 1:2-5). Curiosamente, ele começou o texto dele falando de provações e dificuldades. Não seria isso parte do treinamento? 


Leia mais devocionais em: Ichtus

2 comentários:

  1. Sabedoria Já! Lindo Texto, ótima reflexão, Noh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cá! Amo os devocionais do Ichtus recebo todos os dias desde o comecinho do blog! Tenho (se não todos), quase todos arquivados no meu email.
      Beijinhos querida amiga.
      Obrigada pela interação.

      Excluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.