sexta-feira, agosto 17, 2012

O ateu, o crente e o bicho-papão

Outro dia alguém me enviou pelo twitter a seguinte pergunta: “quando vc era criança também acreditava em bicho-papão, porque deixou de acreditar?”

Minha primeira reação foi ignorar a pergunta, formulada em tom de crítica a um tweet que postei testemunhando minha fé em Deus. Imaginei que o autor da pergunta não esperava resposta, apenas pretendia sugerir a estupidez da minha fé. Tive a mesma sensação que experimentei quando comecei a ler um texto sobre “razões porque deixei de ser crente” e o autor logo na primeira página comparou a crença em Deus à crença no Saci-Pererê. Mas, passado o ímpeto de deixar pra lá, resolvi responder, pelo menos para mim mesmo.

Minha resposta começaria afirmando que jamais acreditei em bicho-papão. O que me aterrorizava na infância eram os ciganos e o “velho do saco”. Devo isso às minhas avós, que diziam que esses homens malvados gostavam de raptar meninos desobedientes. Registro que acredito em ciganos e velhos do saco, não necessariamente como raptores de crianças, embora seja em parte verdadeiro. Mas resolvi responder como se meu imaginário infantil tivesse sido ocupado por esse tal de bicho-papão.

Eis, portanto, algumas razões porque, embora continue acreditando em Deus, deixei de acreditar em bicho-papão.

.    Não conheço nenhum adulto que acredita em bicho-papão

.    Não conheço nenhuma civilização baseada em bicho-papão

.    Não conheço nenhuma religião que considere o bicho-papão um ser divino

.    Nunca ouvi uma pessoa dizer que foi transformada pelo bicho-papão

.    O bicho-papão não constitui o dilema existencial humano desde sempre

.    Nenhuma tradição de pensamento humano se ocupa com o bicho-papão

.    Nenhum gênio da humanidade viveu atormentado por causa do bicho-papão

.    O bicho-papão não se sustenta num texto considerado sagrado por mais da metade da população mundial, escrito ao longo de 2 mil anos, por 40 autores diferentes

.    Não existe quem atribua a existência do universo ao bicho-papão

.    Jamais alguém defendeu sua fé no bicho-papão com a própria vida

.    Nenhuma das virtudes humanas é associada ao bicho-papão

.    O bicho-papão não é uma crença universal e atemporal

.    O bicho-papão não ajuda a explicar o mundo em que vivo

.    O bicho-papão não ajuda a explicar a complexidade da raça humana

.    O bicho-papão não ajuda a explicar o homem que sou

Cansei. Já passa da meia noite.

Esse e outros textos de Ed René Kivitz você encontra Aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.