quinta-feira, outubro 11, 2012

Gosto de dias nublados e chuvosos...


Gosto de dias nublados e chuvosos. Sei que faço parte de uma minoria, mas eu realmente gosto desses dias.
Sempre que o dia está assim e eu sorridente e disposta, ouço comentários do tipo “Só você pra gostar de um dia tão chato, triste desse jeito!”. É verdade, dias nublados parecem mesmo carregar em si toda a melancolia que os dias ensolarados escondem através de toda a luminosidade, ainda mais nas estações da primavera e do verão.

Onde moro raramente percebemos diferenças entre a primavera e o verão, ambas as estações são muito quentes e eu, que gosto do frio, sofro. Então os dias nublados me caem como brisa suave e refrescante, uma pausa no desconforto do calor e no cansaço. Dia chuvoso para mim não tem cor cinza e tristeza. 

Hoje o dia está assim, nublado e com temperatura mais amena desde bem cedo, com intervalos entre os períodos de chuva. Estou confortável com o dia, em harmonia. Posso ouvir algumas espécies de pássaros cantando e gosto de pensar que eles não se calam para me fazerem companhia, celebrando comigo a pausa no calor intenso. A vida continua nos dias chuvosos.

Percebi outra vantagem nesses dias, que é o desacelerar do ritmo da vida cotidiana. No trânsito, motoristas ficam mais cautelosos e por isso diminuem a velocidade e aumentam a atenção, há menos pressa e também menos buzinadas. E como no trânsito, as pessoas também parecem diminuir o ritmo nesses dias nublados e chuvosos, comumente ouço-as dizer “Ah, hoje o dia está bom pra ficar em casa e dormir”, e penso que carregamos conosco esse estado de espírito. Há menos estresse nos dias melancolicamente nublados. Penso que esse desenfrear do ritmo é muito bom para o corpo e principalmente para a alma, que nos dias ensolarados está sempre obedecendo às ordens ditadas pelo ritmo frenético da vida cotidiana. Dias nublados e chuvosos são uma pausa saudável para a mente.

É óbvio que não os quero para sempre, pois melancolia em demasia corre risco de gerar uma grande tristeza, mas os dias nublados e chuvosos são bem-vindos na minha agenda. Quero apreciá-los e desfrutar de todo o bem que podem me oferecer. Enquanto o sol não vem, observo melhor as cores, ouço os pássaros, vejo as pessoas que já não correm mais. Aprecio o ritmo lento, olhares que revelam pensamentos distantes e a renovação da disposição para enfrentar o cansaço. Os dias ensolarados virão, mas que demorem mais um pouquinho só para chegar.


Curtindo o dia em slow motion...
=]

#2 Andréa Cerqueira
(@acspira)
 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.