terça-feira, fevereiro 07, 2012

Vaidade x Beleza



A palavra vaidade no dicionário significa: Qualidade do que é vão ilusório. Desejo imoderado de atrair admiração. frivolidade, fatuidade, presunção.Vaidade é um dos Sete pecados capitais  e na sociedade ela tem sido o motor que move a máquina perversa de toda forma de poder.

Ser uma pessoa vaidosa no sentido literal da palavra é ser uma pessoa orgulhosa e que passa dos limites com um único objetivo ser sempre vista como perfeita diante das outras pessoas, fisicamente e emocionalmente, para assim manipular o outro ao seu bel prazer. É um tipo de miragem no deserto a medida que vai se chegando perto, se percebe que não existe. É o ouro de tolo.

O uso da palavra vaidade pode ter os pés no cuidado e não no orgulho. Cuidar de si da melhor maneira possível, é saber quem eu sou, sabendo que o limite entre o exagero e a realidade é uma linha muito tênue.

Nós mulheres sempre estamos caminhando nessa linha, tendemos fazer tempestade em copo d’água por causa do cabelo que não ficou do jeito que queríamos, por causa da roupa que achamos não ter, por causa da unha que estragou bem lá no cantinho na hora de sair ...

Quantas vezes perdemos a chance de dar sorrisos reclamando de coisas tão vãs? Essa vaidade tem que ser reconhecida e combatida, não é sinal de saúde emocional, não é sintoma de bem e não significa ser verdadeiramente bela.

Não adianta estar montada no salto, com roupas lindas e de marcas caras, maquiagem perfeita, cabelos sedosos e brilhantes sem estar com a alma em paz. Brigar com o namorado que tirou seu batom na hora de sair, com vento porque está atrapalhando seus cabelos e com o mundo porque não nasceu com o corpo daquela modelo famosa demonstra na verdade a intenção do cuidado: aparentar ser alguém que não é e nunca será: uma pessoa perfeita!

É essa vaidade que toma conta do nosso coração muitas vezes porque queremos atrair atenção para quem sabe nos sentirmos amadas, mesmo que seja superficialmente.
A carência por amor pinta um quadro diferente diante dos olhos, sobre nós mesmas e sobre o mundo a nossa volta.
Pessoas amadas são seguras, e seguramente livres para ser elas mesmas. E não o contrário.

Uma mulher bela ao meu ver, é aquela que se aceita como é se valoriza sabendo que é única, se cuida como uma miss, e está sempre pronta para sorrir como uma criança diante dos contratempos. Ela sabe que ela não é absolutamente dona de todos os olhares e nem tem tal pretensão, não é dona do mundo, nem das pessoas que ela ama e mais do que isso , ela não quer ser pois sabe que ninguém é obrigado a servi-la e quer sim, ter um coração limpo de toda espécie de maldade, escolhendo sempre a paz. É a beleza do coração que aformoseia o rosto, já dizia provérbios.

Cuide da alma primeiro, para que então todos os outros cuidados possam trazer efeitos reais. Afinal, somos uma só, por isso se o coração não ta bem, nada estará. Que a mulher possa brilhar mais que o brilho labial, de forma singela e verdadeira, não como o ouro de tolo, mas com verdadeiro valor, uma alma que realmente é banhada a ouro.

Simone Caetano


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.