quinta-feira, março 21, 2013

MULHERES IV



"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." ( 2 Timóteo 1:5)
Timóteo era o discípulo amado de Paulo, que certamente é o personagem neotestamentário de maior destaque depois de Jesus de Nazaré. Mas este versículo nos mostra que o rapaz vinha de uma linhagem de pessoas de fé que mereceu registro bíblico. Desde sua avó Lóide, este jovem Timóteo recebeu uma importante herança para sua vida espiritual - uma fé não fingida.
Quero destacar aqui o quanto uma mulher pode mudar o destino e a história de sua descendência. Esta irmã, Lóide, conseguiu que sua filha Eunice herdasse esta mesma fé não fingida, e esta, por sua vez, foi a mãe de Timóteo. Só quando chegarmos na glória entenderemos plenamente a importância da vida deste homem para a propagação do evangelho no seu tempo e na sua geração, pois hoje temos remotos relatos bíblicos. Se fôssemos analisar somente pelo que já sabemos, esse Timóteo já seria suficientemente destacado para ser considerado acima da média.
Agora pense comigo: se uma fé não fingida pode ser herdada, por que as outras virtudes espirituais também não? Por causa da irmã Lóide, podemos aprender claramente que as mulheres também podem e devem ocupar um papel de destaque na formação espiritual dos homens. Nada que desmereça o papel masculino, que na Bíblia é dado como sacerdote da familia, mas a mulher contribui para a herança de seus filhos e netos. Isso nos leva a crer que tanto o bom como o mau testemunho de pais e avós impactam a vida das crianças, seja de forma positiva ou negativa. Lóide nos ensina sileciosamente, no seu quase anonimato histórico, que vale a pen ter fé, vale a pena sim investir nos filhos e filhas.
Se não fosse por Lóide, será que Paulo teria a Timóteo para discipular? Não temos como saber. Mas certamente, se não fosse por essa fé tão genuína, não seria Timóteo o homem que se tornou até onde sabemos.
"Senhor, ensina-nos a reconhecer o papel de nossas mães e avós na herança do nosso espírito. Obrigado por que o Senhor fala com elas e usa-as para nos abençoar."
Mário Fernandez
Fonte: ICHTUS

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.