sexta-feira, junho 28, 2013

CERTO


"Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Numa aula do seminário onde sou professor escutei essa frase que me marcou e me levou a refletir. No Reino de Deus, e portanto na vida cristã, não se trata de "quem" está certo, mas "o quê" está certo. Não importa quem, importa o quê.
Aprendi com isso que não devo focar no vaso e sim no óleo, não é mérito do canal e sim da fonte. A Palavra de Deus é a verdade, não importa se na boca da pessoa certa ou da pessoa errada, de alguém que a leva a termo ou não, se dita por um santo ou por um perdido. Não importa, a Palavra de Deus é a Palavra de Deus na boca de qualquer um.
Obviamente, ao estender a reflexão fui levado a outros textos e meditações, mas o que mais me marcou foi o fato de que eu me descubro com preconceito dependendo de quem está falando. Não importa quem, importa o quê. Para mim, assim como para quem estiver falando, a Palavra só produz seus frutos, só dá seus resultados, só traz sua herança, quando levada a termo. É preciso crer, é preciso atender e obedecer colocando em prática o que ouvirmos e aprendermos da Palavra, seja pela boca que for.
Ficou claro para mim que muitos embora portadores de um recado maravilhoso, não desfrutarão das alegrias que esta mesma mensagem poderia dar. São pessoas que ensinam ou pregam sobre amor, mas não amam. Falam de misericórdia mas são impiedosas. Falam de santidade mas vivem em pecado. A Palavra não vai salvá-las nem transformá-las se não for colocada em prática. Mas não deixará de ser a Palavra de Deus e produzirá no tempo devido o que tem de produzir. Do contrário, teremos apenas palavras lançadas.
Meu querido, a síntese é que devemos nos encher da Palavra de Deus e transbordar dela em nossa vida, praticando tudo que aprendermos. Proferir a Palavra não nos mudará. Isso só ocorrerá se nós a assimilarmos, quer ouvindo quer falando.
O que importa é o que é certo, não quem está certo.
"Pai, perdoa-me pelo preconceito acerca das pessoas que eu julguei indignas da Tua Palavra. O que importa é o recado e não o mensageiro, eu quero aprender a Te ouvir pela Tua Palavra."
Mário Fernandez
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.