sábado, junho 12, 2010

GUARDANDO O CORAÇÃO






“Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda a sua vida.” Pv 4:23 (Bíblia Viva)





Eis uma grande verdade que encontramos no livro de Provérbios. A recomendação de cuidarmos de nossas emoções



A palavra emoção é traduzida por coração na maior parte das versões bíblicas.



Se consultarmos a palavra EMOÇÃO no dicionário, encontraremos a seguinte definição.



“sf (fr émotion) 1 Ato de mover (psiquicamente). 2 Psicol Complexo estado moral que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão; nas emoções intensas as funções intelectuais desaparecem ou se desorganizam. 3 Comoção, abalo (sentido físico ou moral).”



De início já percebemos que as emoções realmente tem o poder de abalar nosso ser em sua totalidade.



Ocorre que hoje vemos pessoas prisioneiras de suas emoções...umas presas ao medo, outras presas à tristeza, outras à inveja, cobiça...em contrapartida encontramos outras viciadas em adrenalina, prazer...enfim, a lista de emoções que movem a vida humana é extensa e variadíssima.



Mas em um tempo em que se propaga tanto a saúde do corpo, vemos o quanto se faz necessário o apelo de provérbio para a saúde das emoções...é clara a ordem dada ao filho...cuide de suas emoções!



A palavra cuidar no latim é curar e vemos o quão necessário é que esta parte essencial e vital de nossas vidas esteja protegida.



Percebo que dentro das igrejas se prega o culto apenas ao espírito, já fora de nossas arraiais, a ênfase é para a satisfação da carne, me pergunto então: “ e a alma das pessoas??? Suas emoções??”



Noto que as emoções encontram-se descartadas tanto por aqueles que militam em prol das “coisas da carne” como por aqueles que militam em prol das ”coisas lá de cima”. Esquecem-se que o homem é um ser integral. E que não podemos descuidar de nada.



Por isso queridos...termino fazendo uma pergunta: Como estão suas emoções? Você tem vivido em saúde emocional? Caso a resposta seja negativa: clame pela graça de Deus...precisamos ser curados para curar e como disse o poeta Renato Russo certa vez “nos deram espelhos e vimos um mundo doente”...hoje vejo um mundo doente em sua alma e sabemos que em Cristo temos a cura e o equilíbrio para todas as áreas de nossas vidas, ELE nos abraça integralmente e nos ajuda a andar em saúde emocional, pois certamente isto afetará toda a nossa vida.



No amor do Pai

Roberta

Reações:

Um comentário:

  1. "Como estão suas emoções? Você tem vivido em saúde emocional? Caso a resposta seja negativa: clame pela graça de Deus...precisamos ser curados para curar e como disse o poeta Renato Russo certa vez “nos deram espelhos e vimos um mundo doente”..."
    ***

    Sim, amiga !!!
    A saúde emocional é algo que precisa de cuidados constantes !!!
    Nossa, que área frágil e vulnerável no ser humano!!!
    Hoje em dia vemos tantas doenças do ser...tantas...
    E, se não fosse a objetividade da Palavra que apela sempre à nossa razão e consciência no Evangelho, o que seria de nós !!!
    Pela GRAÇA podemos optar por não estar a mercê de nosso enganoso coração, mas sim estar sendo sempre conduzidos pelo Evangelho que somente traz saúde para as nossas emoções.

    Belo e pertinente texto !!!

    E, por fim, nosso abraço de alma !!! :)

    Beijos da sua mana n'Ele que nos une no Espírito.

    Carla.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.