domingo, outubro 17, 2010

Não olhe para trás...


O desafio de caminhar , é permanecer caminhando.

Com o passar do tempo , vamos perdendo o ânimo, as forças , vamos sentindo sede, vontade de parar , vontade de desistir , e ai bate aquela vontade de olhar para trás... 

É assim que acontece na nossa caminhada. A vida é uma caminhada , não sei qual a trilha que você pegou , não sei qual  caminho você está trilhando, mas eu sei que você está caminhando... e te digo , de tudo o que pode acontecer nessa caminhada a pior coisa que você e eu podemos fazer é olhar para trás... Não olhe para trás.

Porque digo isso , porque eu já olhei várias vezes, e todas as vezes que eu olhei para trás senti o cheiro da comida do Egito e me deu vontade de voltar para lá, é como se lá atrás tivesse uma medusa, aquela figura lendária que quando se olha para ela você se transforma em estátua, lembra da mulher de Ló? pois é. Não é uma escolha sábia a fazer... Não é o que Deus tem para mim nem para você, se você saiu do Egito, mesmo que estejas ainda no deserto, você não é mais escravo, você é livre, então continue andando e olhando para frente.

O Egito para mim significa uma vida sem Jesus como parâmetro, mais o Egito para você pode ter outro sentido , outro significado. Pode ser um relacionamento que terminou e você sabia que não deveria nem ter começado, pode ser uma fase ruim da sua vida, pode ser a perda de alguém , pode ser uma frustração , pode ser um trauma, pode ser uma infinidade de coisas que ficaram para trás, e que o tempo se encarregou de deixar lá, e se você não se encarregar de olhar para frente, você não conseguirá atingir o alvo, sua meta, seu propósito de vida. Me lembro agora a seguinte passagem que diz :

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Felipenses 3-13-14

 Quando olhamos para trás, trazemos para o presente o passado. E se você como eu é humana(o) sabe do que estou falando, estou falando de trazer a memória aquilo que não nos dá esperança. Porque se conseguissemos sempre trazer a nossa memória aquilo que nos dá esperança , não estariamos olhando para trás... continuariamos caminhando , firmemente olhando para o alvo, mas não é assim que funciona , sempre somos tentados a olhar para trás e olhar para aquilo que não nos faz bem... olhar para as medusas do nosso passado, olhar para o Egito, é assim que somos, nossa tendência natural é essa. Nossa natureza pecaminosa tende a isso, lembre-se você mesma (o) é seu pior inimigo.  

 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 
Romanos 7:24

Estamos caminhando para um alvo, eu disse alvo, mas você já sabe qual é o seu? porque uma outra possibilidade de nos fazer olhar para trás mais facilmente é o fato de não termos alvo adiante, nem metas, nem planos, nem sonhos, é o fato de não saber aonde quero ir que me faz ir a qualquer lugar ... Não é assim que deveria ser ... já pensou nisso? Então pense... pense agora mesmo.

Sabemos que o canto da medusa foi mais forte que a vontade de ir adiante quando nos tornamos estátuas. Estátuas no sentido literal da palavra. Frios, sem vida, sem visão, surdos, rígidos, sem percepção espiritual, sem noção da realidade, sem amor. Quando nos encontramos assim, ou encontramos pessoas assim pelas estradas da vida, é certo que olharam para alguma medusa que estava lá atrás, é certo que algum Egito está prendendo de novo seus corações.

Desanimar, é natural , mais permanecer desanimado sempre é um péssimo sinal. Sabe porque? Porque quando somos movidos por amor , por um sonho, por Deus não conseguimos permanecer prostrados por muito tempo... logo vem o Senhor e te toma pela mão, coloca de pé , renova suas forças e te põe no caminho de novo, antes de você olhar para trás ele já encheu sua garrafa com água , lavou seu rosto, te deu um beijo e falou ... vai minha/meu  filha (o) , vai que eu to contigo. Isso deve acontecer conosco... isso já aconteceu comigo. Isso pode acontecer com você. 

Mas graças a Deus pela miséricordia do Senhor que se renova todos os dias ... e pela sua infinita graça  ELE vêem a nós , e nos traz de volta com amor para o caminho...

Se você hoje olhou para trás e virou estátua, se você voltou para o Egito e se tornou escravo sendo livre, ou se você está a um segundo de olhar para trás. Não importa PARE agora mesmo onde você está e peça nesse momento ajuda do céu porque é de lá que vem seu socorro. 

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Salmo 121

Não olhe para trás, olhe para o alto.



Porque como disse sabiamente Cs Lewis:

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás."
 


Simone C.


4 comentários:

  1. Lindo texto Si.
    As vezes o que já passou parece mais bonito ou melhor do realmente era, somente porque já passou.
    Que Deus esteja sempre chamando nossa atenção para que possamos olhar para o alto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone!
    Belo texto querida.
    Temos que olhar pra frente, pro alto, pra Jesus!!!
    Assim como a mulher de Ló, muitos hoje olham para trás, com pena de abandonar "certas riquezas", mas sabemos a ilusão que elas são.
    Que o Senhor continue te inspirando e que possamos, todos juntos olhar pra frente, pra conquistarmos a Terra Prometida!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Roberta : Obrigada mana ...te amo
    Angela e Cida ... Que prossigamos sempre para o alvo que é o completar da nossa carreira na graça do Pai e no amor pelas vidas ... bom ler o comentário de vocês por aqui...

    Abraço grande da Si. ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.