quinta-feira, outubro 21, 2010

Uma cópia barata ou um ser único ?



A visão de rebanho , a visão de padronização, a visão enlatada , na sua maioria midiática implicitamente tenta formar em nós uma idéia de que o diferente deve ser excluído e os iguais aceitos. Os líderes da humanidade são "os diferentes" e ao mesmo tempo são tão iguais e patéticos em sua forma de conduzir a massa, nada muda muito. Quem não se enquadra dentro de alguma forma feita pelos domínios sociais vigentes, deve ser extirpado, deve ser condenado e deve ser de preferência silenciado. Ou esse "diferente" se adequa ao meio abrindo mão de suas individualidades, adotando padrões ou ele entra no limbo social. Pensa um pouquinho aí e com certeza você vai reconhecer alguma situação na sua vida em que você se sentiu completamente forçado(a) a se adequar, ou  na sua igreja local ,  na sua escola ou faculdade, no trabalho, na família, roda de amigos , lembrou? eu me lembro de muitas ocasiões em que eu me adequei por livre e expontânea pressão social. É uma forma silenciosa do sistema humano fazer suas idéias circularem e funcionarem você se adequa com medo , com pavor de se sentir o único excluído.


Em média hoje temos 6 bilhões de pessoas no planeta terra e curiosamente ninguém tem a  mesma digital que você,  isso mostra que a humanidade foi feita artesanalmente por obra de um artista detalhista. Não fomos feitos em série, na fábrica ... essa é a verdade. Eu e você somos únicos. Somos semelhantes,  mas apenas  em nossa origem. A nossa origem ,  a nossa raiz é uma só. Você nasceu de mulher não foi? eu também e os cientistas também , e todos os religiosos , e os políticos (parece que não mas nasceram de uma mulher sim) e isso é inegável, toda a humanidade  veio da mesma forma e vai perecer da mesma forma, mas a questão é : o contexto de vida de cada um, o que filtramos do meio em que vivemos é particular, peculiar e intransferível. Aquilo que eu vivo no meu dia a dia, e aquilo que eu decido guardar ou não das minhas experiências de vida é que me fazem ser quem eu sou e me fazem ser diferente de quem você é. Nem igual , nem melhor somos apenas diferentes.


Somos todos diferentes, logo todos estamos em uma situação complicada nessa realidade social porque todos então somos  vítimas em potencial de algum tipo exclusão social. E tenho para mim que é o que acontece hoje. Estamos sendo excluídos, estamos nos excluindo e estamos excluindo da nossa vida o diferente que não serve, isto é, estamos comprando uma visão humana sem perceber e estamos aplicando como se fosse uma verdade absoluta. Nós estamos excluindo pessoas, e estamos nos excluíndo também. Rejeitamos com muita facilidade as pessoas que julgamos não serem como o padrão exige. Não conversamos com o fulano ou ciclano, não investimos em relacionamentos na sua maioria por isso, e com isso, vamos colocando a visão do sistema em prática. Sem perceber, queremos que as pessoas falem como achamos certo, criticamos quem não age assim ou assado,  religiosamente achamos que se a pessoa não faz isso ou aquilo para Deus , essa pessoa está condenada, essa vai direto para o inferno sem escala (quem nunca pensou isso, que atire a primeira pedra). Aprendi algo que sempre me lembro , e é que em minhas mãos , os únicos "cetros" que consigo carregar são o da graça e da misericórdia, o cetro de justiça não me foi permitido segurar. Já ouviu aquela frase : Deus não da asas a cobra? Pois é. Com isso aprendi a ter mais cuidado ao falar e pensar certas coisas... Não estou falando que quando vejo algo "de errado" não possa falar , estou falando sobre desprezar pessoas por pré-julgamentos.


Será que fomos criados apenas para copiarmos um padrão? Não acredito nisso. Deus é maravilhoso, podemos buscar na natureza e nem mesmo os seres mais insignificante aos nossos olhos como as amebas por exemplo são iguais , porque você e eu seriamos? Cada ser humano tem uma capacidade única de ser quem nasceu para ser. Você tem capacidades, dons , talentos e um jeito de conduzir as coisas que nunca ninguém no mundo terá, nem te clonando a ciência conseguiria reproduzir suas particularidades. E quando você deixa isso de lado para adotar uma cópia você está impedindo o universo de receber aquilo que só você poderia dar ... isso é muito sério. Me lembro agora da parábola dos talentos. Será que estamos enterrando nossos talentos por causa do que nos dizem, por causa desse sistema que jaz no malígno?

 Você deixa de se respeitar como ser humano único quando "copia" um padrão de comportamento , seja ele o mais politicamente correto ou seja o pior padrão de compartamento que você poderia ter, se ele não é seu, se é apenas para agradar as pessoas, se é apenas para se sentir aceito o que você está sendo é apenas uma cópia barata de quem você poderia ser. Você mesmo(a). 

Eu pensava mesmo que Deus queria que eu imita-se a Cristo , ou a Paulo e etc... Não acredito nisso mais, e antes de você pensar que estou sendo herege, deixa eu dizer o porque . Acredito que aqueles que nascem do Espírito , são feitos pelo Espírito filhos de Deus e ele mesmo os conduz a mutação. Somos largatas , feias , presas no casúlo... e com o tempo somos transformados, vamos nos tornando em belas borboletas, isso naturalmente, sem forçar , sem cópia , não é de fora para dentro a transformação no evangelho é de dentro para fora ... é ele agindo de dentro para fora no seu ser. A obra é dele. Não adianta tentar imitar. Não adianta gritar e dizer palavras lindas diante de milhares de pessoas , só Deus pode operar o novo nascimento, operar a transformação real no caráter do homem e fazer de um assassino um homem piedoso, fazer de uma meretriz uma mulher digna , fazer de uma depressiva, cheia de complexos uma mulher renovada, feliz e  escritora do texto que você está lendo. Isso não vem de ninguém para que ninguém se glorie. Vem dele. Ele tem uma mania particular de pegar as coisas loucas desse mundo e envergonhar os padrões humanos (falídamente) corretos.

Se você não tem sido você ou ainda não descobriu sua identidade te convido a buscar isso. Será que você realmente tem vivido a sua vida? as suas escolhas? ou você está como um fantoche em mãos alheias? 
Não tenha medo de se assustar ao descobrir quem está manipulando as cordas...mas queira se libertar. Peça ele para te mostrar...


Quer honrar a Deus? assuma quem você é hoje, seja transparente com as pessoas , com você mesmo (a), com Ele. Não tenha medo de assumir seus erros, não tenha medo de apontar os erros que você tem visto, mas peça a Jesus discernimento de como fazer ... ele é o único que pode controlar você e te manipular ele é teu criador, viver para ele , e por ele é o melhor que podemos ser.


O Espírito Santo pode sim  te manipular e te usar ... mas somente ele.

 
 Fostes comprados por bom preço, não sejam escravos ou (cópias baratas) de homens.


 Simone Caetano.
Única N'ele.


2 comentários:

  1. Não consigo alcançar em meu entendimento que alguém olhe pra si, e não encontre um universo particularmente singular criado pela EXCELÊNCIA! Mas sei que vagam por ai muitas pessoas que desconhecem a riqueza da essência que receberam, a prova disso está constantemente diante de nós! Pessoas totalmente desorientadas e pra piorar a grande maioria está sentada nos bancos das igrejas! Espero que possam ter acesso a esse texto super elaborado, sincero e abençoador!!! Beijinhos linda Si...Amo-te

    ResponderExcluir
  2. Si,

    Que texto minha amiga! Como diria Carlinha...uma "uniqueza"...saber-se único NELE é vida!!!
    Lembrei de uma frase de Nitzche (o mesmo falou besteira, mas tb coisas bem aproveitáveis...rs)...a frase diz assim:
    "Torna-te quem tu és"
    É um chamado a sermos nós mesmos, a não sermos cópias baratas, pois como nos diz a palavra do Senhor: fomos comprados por bom preço...
    Bela reflexão!
    Acrescentou ao meu dia hoje!!!

    =)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.