sexta-feira, agosto 10, 2012

A diferença que o amor faz!


Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. (Gênesis 29:20)
Vamos encerrar a semana em que abordamos o tema “trabalho” trazendo para a reflexão o que não pode faltar em coisa alguma: amor. O texto de hoje é muito expressivo para mim. Já me apoiei nele algumas vezes em cerimônias de casamento. Mas ele é também extremamente apropriado para falarmos de nossa vida profissional e para tantos outros temas. Sua relevância decorre de que o amor é seu aspecto determinante. Há um homem, uma melhor, sete anos de trabalho (e trabalho árduo). E o sentido de tudo é determinado pelo amor.
O amor é a razão de trabalho. Jacó trabalha por sete anos porque ama Raquel. Essa é a motivação mais nobre e de fato a única que torna o trabalho um bom investimento. Em nossa sociedade capitalista a recompensa financeira já fincou raízes como fator de grande importância. Mas temos que ter cuidado com isso. O amor é tão central para a vida e tão importante que a Bíblia ensina que tudo passará, menos o amor! É tão valioso que João ousa afirmar que “Deus é amor”. Um ser indefinível se define pelo ato de amar. Portanto, o amor deve ser a razão do nosso trabalho. Devemos amar a Deus, a nós mesmos, a vida, família e sermos produtivos em nosso dia movidos pelo amor.
O amor suaviza o peso do trabalho. Sete anos pareceram poucos dias a Jacó, pelo tanto que ele amava a Raquel. O segredo da vida está no amor que carregamos! Se nos falta, isso explica a amargura. Se experimentamos diariamente o amor de Deus, podemos ser portadores do amor que torna leve o que é pesado. Nenhuma outra inspiração é tão recompensadora quanto o amor. Se nos levantamos da cama e saímos para a vida movidos pelo amor, por mais pesado que o dia seja, seremos capazes e competentes diante dele. O amor faz toda diferença.
Mas, o que é o amor? Esse amor que é tudo isso? A vida cristã é um convite ao conhecimento e experiência que nos oferecem a resposta dessas perguntas! Está em Cristo o segredo do amor! Por Sua Graça podemos viver diariamente pela fé na presença de Deus. Por meio de Cristo recebemos o Amor de Deus que nos fortalece para, persistentemente, desviarmos o olhar de nós mesmos e fixa-lo no Autor da Fé e Fonte do Amor. Podemos sim encontrar leveza em nossa vida, por mais dura que nos pareça, pelo tanto que Deus nos ama e pelo fato de que Seu amor em nós, nos dá a verdadeira razão da vida – o amor!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.