quinta-feira, abril 04, 2013

ORAÇÃO E O NOSSO TESOURO


"porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:21)

Uma das coisas mais difíceis que devemos aprender para ter uma vida de oração adequada é conhecer nosso coração. Eu posso testemunhar (contra mim mesmo) que muitas vezes estive orando por coisas absolutamente egoístas que na verdade nem eram boas para mim, mas ainda assim era o que meu coração desejava. Nesse ímpeto, quando menos percebemos, estamos tentando dar ordens ao Todo-Poderoso para que, numa tentativa infrutifera e vazia, Ele faça o que nós queremos e não o que Ele quer.
Onde está nosso tesouro, nossos valores, aquilo que nos é caro, aquilo de damos importância - é ali que nosso coração estará. Quando batem no seu carro e você tem uma fração de segundo de pensamento involuntário e descontrolado, sobre o que é? A extensão do dano? O preço do conserto? De quem foi a culpa? Ou é se alguém se machucou? Situações como esta ajudam a entender o que temos no coração, mais do que na mente. Racionalmente eu sempre penso nos que se machucaram, mas no impulso talvez eu pense primeiro no tamanho do estrago. Onde está meu coração? O que de fato tem valor para mim?
Quando oramos com o coração aplicado a algo, não temos certeza de que seremos antendidos no nosso pedido. MAS quando nosso coração está alinhado com o coração de Deus, na verdade estamos orando com o coração Dele aplicado. Neste caso, temos promessas inquebráveis de um prometedor infalível - seremos atendidos. A oração atendida é aquela que tem uma ligação de coração para coração, nos colocando frente a frente com o desejo do Pai, quase que se confundindo com o nosso.
Isso é tão lindo quando difícil de colocar em prática. Para dominar o coração e aprender a desejar o que Deus deseja, só tem um caminho: muita oração, muita leitura e meditação na Palavra e muita, mas muita, mas muita força de vontade para renunciar o que só o nosso coração quer.
"Senhor, eu quero aprender a orar como convém, mas para isso preciso aprender e conhecer e dominar o meu coração. Ajuda-me e encontrar formas de colocar isso em prática."
Mário Fernandez
Recebido por email

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.