domingo, junho 27, 2010

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM, PASTOR!




Fico me lembrando dos circos das épocas de criança nos quais o animador de auditório ou algum palhaço dirigia-se ao público perguntando a célebre frase: “hoje tem espetáculo?” ao que o coro respondia: “tem sim senhor”

Se transmitirmos nossa imaginação para os cenários de muitas de nossas instituições religiosas, talvez ouçamos a mesma pergunta sendo a nós dirigida por um animador, ops, pastor ou ministro de louvor.

Quantos de nós não estamos acostumados a proclamar aos nossos irmãos sentados ao lado (é preciso sempre interagir não é mesmo? Nada de ficar quietinho – isso é coisa de “crente iceberg” diz um famoso pregador e conferencista internacional)...enfim, precisamos proclamar ao nosso irmão do lado que o culto, ou seria espetáculo? Será sobrenatural, se prepare meu irmão(a), depois dessa noite sua vida NUNCA mais será a mesma, após a oração forte de nossos ungidos TODA maldição estará quebrada (esqueceram de contar isso para Jesus que se esvaziou na cruz, carregando TODA a nossa DOR e MALDIÇÃO)

Prossigamos com o espetáculo, ops, perdoe-me novamente, culto.

Após a interação com os irmãos e algumas repetições do jargão evangeliquês, chega a hora da coreografia (todos juntos, por favor! E se você não faz direito – ai, ai, ai irmão; é sinal que não está sendo frequente em nossos cultos).

Assim se passa o tempo do “louvor” e agora que a platéia, ops novamente, as ovelhas estão bem receptivas, é hora da palavra ou dos testemunhos.

Os testemunhos são um caso à parte no show gospel, ops, perdoe-me, não sei o que está acontecendo comigo, fico confusa as vezes. São todos autocentrados, antropocêntricos, valorizam a mentalidade de gueto, somos os melhores, os intocáveis, outro dia ouvi um tristemunho, ops, testemunho, em que a senhora estava toda feliz por ter ido trabalhar numa empresa onde só trabalham crentes.

Sugiro que alguns desses irmãos ungidos e separados que não querem se contaminar com as coisas deste mundo planejem um protótipo de “foguete de Noé” e escolham algum planeta desabitado para lá dominarem como sacerdócio real e nação santa. Teremos a gospelândia pura e imaculada.

Após os testemunhos, você poderá ouvir uma ameaçadora palavra sobre dízimos e ofertas e se sentirá muitas vezes num assalto à bíblia armada com versículos vetero-testamentários obviamente.

Depois de lidas todas as maldições e proclamadas todas as bençãos aos fiéis não roubadores de Deus, vem o show-man, ops, pastor, com a GRANDE REVELAÇÃO da noite.

Logicamente a grande revelação não pertence ao NOVO TESTAMENTO, é envolta em rituais, sacrifícios, correntes, propósitos, TUDO para garantir que “determinando com fé” sua benção será garantida (caso não venha, não prometemos seu R$ de volta, a incredulidade do seu coração é que lhe roubou o agir do Senhor – penso no pobre Jesus na cruz novamente)

E assim rola a palestra motivacional, quer dizer, a pregação, cheia de textos fora de seus contextos, regada a muitos “aleluias” e “glórias à Deus”, algo que deixa consumidores, ops, ouvintes arrebatados e verdadeiros discípulos nauseados.

O ápice de tudo é o “apelo” ou seria APELAÇÃO? Emocionalismo barato, promessas de soluções imediatistas, tem horas que penso que vão esfregar a bíblia e de lá sairá o gênio da lâmpada mágica.

Venha e receba: TUDO! TODA A SOLUÇÃO! NESTA NOITE! COM ESTA CHAVE DA VITÓRIA! COM ESTA ROSA BRANCA! COM ESTE LENÇO UNGIDO!

Paro por aqui, preciso me levantar...o espetáculo é demais para mim!!!!

Me perdoem a acidez, mas estou farta desse pseudo-evangelho sem cruz, sem Cristo e sem GRAÇA (em todos os sentidos)

Cansei da barganha, cansei do entretenimento, cansei das campanhas, cansei de só ouvir velho testamento.

Faço um apelo aos irmãos sinceramente enganados pelo espetáculo gospel: leiam a bíblia, estudem a palavra, tenham intimidade com o ABA.

Finalizo com um pensamento do incrível John Stott:

“Quando vou à igreja, tiro o chapéu, não a cabeça.”

No amor Daquele que nos ensina em TODAS as coisas:



Roberta Lima

24 comentários:

  1. Roberta querida,

    você é sobrevivente disso tudo, assim como eu, pela GRAÇA do PAI!
    Estou IMPRESSIONADA com as coisas que você presenciou, amiga!
    Nossa...

    "Me perdoem a acidez, mas estou farta desse pseudo-evangelho sem cruz, sem GRAÇA (em todos os sentidos)

    Cansei da barganha, cansei do entretenimento, cansei das campanhas, cansei de só ouvir velho testamento."

    SUBSCREVO!

    Esse post está uma pérola!
    Candeia acesa colocada em lugar alto! Para ILUMINAR!
    Deus te abençoe mana,

    Carla.

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    É engraçado o quanto temos que usar este "título"- confuso - para que os desavisados não se escandalizem quando revelarmos o quanto todo aquele bizarro cerimonial deixa de nos influenciar.

    Esse momento, o do "despertar", é uma hora muito só, onde você não tarda a ganhar outros títulos, como o de "desviado","rebelde", "caído", e lá, no nicho dos santos, seremos durante um tempo, temas de pregação e assunto na roda dos ungidos.

    Bem vinda ao mundo daqueles que não aceitam evangelho misturado.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Você está desviada ! Assim como eu ...

    RS...

    Estamos desviadas desse "eu"vangelho.
    Frias sim para o espetáculo humano.

    ótimo texto , peço permissão para postar em meu blog ...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Autorizada querida!

    Que outros desviados do "eu"vangelho possam se encontrar...

    Abraços

    :)

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas, um dos melhores (se não o melhor!) texto que já li expressando o que realmente está acontecendo nos cultos(cultos ???) de muitas igrejas "neopentecostais" e até em muitas ditas "tradicionais".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, como cristão e dirigente de uma congregação, concordo plenamente com vc, estamos os pastore sérios, lutando contra isso tudo e é uma benção que o povo de Deus começa a despertar. Continue a usar esse espaço para ser luz no mundo, conte com m eu apoio. Aproveito para pedir sua permissão para reproduzir na íntegra seu texto no meu blog. Fica na paz.

    http://manjaessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Falou tudo!
    É isso mesmo, exatamente isso! O mais triste é i tanto de "desviados" que esses shows vem produzindo... Espero que essas pessoas entendam que JEsus nada tem a ver com a frustração que ela passou (ou passará) e permaneça (ou se torne) fiel a Ele!
    No amor e na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, Roberta!
    Bom saber que existem pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo que não concordam e não apoiam esse "espetáculo".
    Que o Senhor tenha misericórdia de nós.
    E, qdo formos à igreaja, tiremos somente o chapéu mesmo ... Jamais a cabeça !
    Deus abençoe !!!

    ResponderExcluir
  9. Paz seja contigo

    Amada irmã em Cristo. Neste bloco de resistentes ao mercantilismo e manipulação da Palavra para interesses próprios, que abominam mentiras e enganos.

    Sou um protestante a moda antiga utilizando os meios modernos.

    Permaneça na Graça e frutifique nela

    Seja bem vinda em meu blog e que possas ser edificada

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Paz amada!

    Fico feliz em ver que cada dia mais pessoas não conformadas com este circo em que tem se transformado a igreja e palavra de Deus em "Grandes Espetáculos" cheios de falsos profetas e ídolos gospel, que são cheios de si e tão vazios da palavra e da unção de Deus.

    Também fico triste de saber q tantas pessoas em tantas parte do mundo tem morrido por simplesmente proclamar o seu amor a Cristo e que aqui onde ainda temos a liberdade de falar de Jesus tantos tem usado essa liberdade só para beneficio próprio, em busca da prosperidade,e fama.

    Querida q Deus possa continuar te abençoando e te usando para despertar mais pessoas através deste blog.

    E que sejamos uma geração de inconformado neste mundo de tanto conformismo.

    E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

    ResponderExcluir
  11. Paz.
    Identifiquei-me com teu argumento, pois venho ao longo do meu ministério pregando contra esta teologia barata que tenta apagar o brilho do verdadeiro evangelho. Fico a pensar, como pode o povo que tem nas mãos a Bíblia (bom seria que fosse no coração), se deixar levar por claras e contundentes heresias? Por outro lado, o perfil da liderança da igreja hoje, é caracterizado pelo despreparo teológico e intelectual. Pastores estão sendo formados nos "fundos de quintais gospels", ops, seminários teológicos clandestinos, (imitando você).

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post,

    Principalmente porque nao se dedica apenas a apontar problemas, mas mostra também a soluçao, que está na leitura e prática da Palavra de Deus, a qual nao nos deixa confundidos.

    Ler este texto foi um refrigério para mim nesta manha.

    Paz.

    ResponderExcluir
  13. Um pequeno acrescimo, só completando com uma famosa frase à esse grande ESPETACULO GOSPEL CIRCENSE:

    "RESPEITAVEL PÚBLICO, NÃO PERCAM A GRANDE ATRAÇÃO DE HOJE A NOITE"

    TEREMOS OS FAMOSOS IRMÃOS UNGIDOS DE PODER E PIRUETAS PRODIGIOSAS , SÃO ELES A FOMOSA DUPLA "FOGO PURO DE PALHA"

    APRESENTO-OS OS IRMÃOS DEBI & LOIDE....

    APLAUSOS ............

    ResponderExcluir
  14. Obrigada a todos que tem comentado aqui e no twitter.
    É mtooooooo bom saber que não estou só..rs
    Podem publicar e replicar à vontade, só pediria, por gentileza, que mencionassem a autoria e o blog.

    Abraços queridos!

    ResponderExcluir
  15. Moça.. parabéns pelo texto.. até que enfim encontrei alguém com o pH tão baixo quanto o meu! Que as pessoas entendam que a vida com Jesus se trata inteiramente de amá-Lo, amar as pessoas e viver/fazer a justiça!.. God bless ya'll..

    ResponderExcluir
  16. Legal,

    Gostei do seu texto e fico muito feliz por Deus ter aberto seus olhos e ter feito você enxergar aquilo que realmente importa: Cristo.

    Ácida! :) Muito interessante seu texto!

    Conheça meu blog, também meio ascórbico...

    www.nao-obrigado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Roberta querida!!

    Parabéns pela defesa ao EVANGELHO verdadeiro que é baseado na graça, no amor, na cruz, na ressurreiçao, não nisso que estamos cansadas de ouvir.. Que o Senhor transforme sua Igreja!!!

    Amo ler-te!!!

    bjus, Doutora!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei ! Até twittei o link deste post pra quem me segue ! Meus parabéns pelo blog que ele seja uma ferramenta - assim como nossas orações - para abrir os olhos dos que andam errantes no verdadeiro Caminho que a graça de Jesus nos mostra ! Fica na paz !

    ResponderExcluir
  19. A PAZ: O MAIS INCRÍVEL E ABSURDO É TER DE CONCORDAR COM O TEXTO, INFELIZMENTE ESTÁ DESTE JEITO.
    INVARIAVELMENTE JÁ DE ANTEMÃO RECEBO O TEMA DAS MENSAGENS DOS CONGRESSOS QUE HUMILDEMENTE ACEITO DE BOM GRADO O CONVITE PARA MINISTRAR,E DE MANEIRA MUITO PESSOAL UTILIZO UM SEMANÁRIO, LEVO A MENSAGEM JÁ ESBOÇADA E APOSTILAS (oferto para a Igreja que em convida) MAS EM FUNÇÃO DAS VESTES(uso terno de alfaiate, relogio de ouro, abotoadura, sapato de couro de croco,etc) E DO ESTILO PENTECOSTAL/AVIVALISTA OS COLEGAS FORÇAM NA "PEDIÇÃO DE DINHEIRO" ANTES DA MENSAGEM E NÃO RARAS VEZES DEPOIS,(por enquanto ainda não me interroperam pra pedir dinheiro no meio da mensagem; FATO QUE ME IRRITA PROFUNDAMENTE.
    AGORA VIROU MODA DAREM O "LAREADO", EXPLICO: SOLICITAR GENTILMENTE QUE NO MEIO DA MENSAGEM FAÇAMOS UM GANCHO PRA "PEDIÇÃO" QUE VIRÁ DEPOIS, OU TECER A MENSAGEM VISANDO O EMOCIONALISMO(ME RECUSO TERMIANNTEMENTE A FAZER ISTO!!!).
    AINDA NÃO TIVERMA O DISPARATE DE PEDIR UAM OFERTA VOLUNTÁRIA DE 5 MIL EM MEU NOME NOS CULTOS, OU SEJA COM O SUBTERFÚGIO DE DIZER QUE É PRA PAGAR MEU AVIÃO, OU MEU HOTEL, MAS JÁ VI ACONTECER COM COLEGAS SÉRISO QUE FICARAM MUITO COSNTRANGIDOS.
    PERGUNTO SINCERAMENTE, CADÊ O EVANGELHO?????

    PR CLAUDIO ACCONCI
    e-mail prclaudio-acconci@bol.com.br
    12 9725 8223
    12 3672 3447

    ResponderExcluir
  20. Melhora da morte, explico, a "igreja" melhorou muito em vários aspectos, mas estamos longe de termos 100% de pregadores da Palavra sem mácula. sem subterfúgios e sem interesses ocultos.
    Quando Cristo voltar, esses já estão escritos no Livro, e pelo visto Jesus pedirá gentilmente que saiam, como os vendilhões do templo.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.