sexta-feira, novembro 09, 2012

É Melhor ser Cauda de Tubarão do que Cabeça de Bagre


Augusto Comte é o filósofo a quem se atribui a criação do Positivismo, corrente filosófica do século XIX que surgiu com o desenvolvimento do iluminismo e das mudanças produzidas pelo fim da Idade Média. O Positivismo propõe uma existência construída sobre valores absolutamente humanos, o que o afasta tanto da metafísica quanto da teologia. 


Mas foi através de seu livro “Sistema de Política Positiva” que Comte, para mim, deu seu “salto” mais ousado: a proposição de uma nova religião – a Religião da Humanidade. Para ele, as religiões do passado eram apenas formas primitivas, uma vez que se baseavam em mitos, dogmas e na metafísica. Na Religião Positiva, os “deuses” e o sobrenatural eram dispensáveis, pois a verdadeira busca por sentindo se dá na unidade moral humana, no ideal de sua regeneração social. Sendo assim, o Positivismo se tornou uma refutação ao pensamento cristão, pois ele retirou Deus da cena humana e colocou a ciência em seu lugar. 



Pois bem, em nosso tempo, vimos algo semelhante acontecer com a chamada Confissão Positiva, um movimento que nasceu no seio das Igrejas pentecostais e neo-pentecostais e que, pasmem, acabou por retirar Deus da existência, e colocou no lugar dele o homem. A partir de então, o que temos assistido é o Criador tentando servir a criatura, e não o contrário. 



A Confissão Positiva, surgida na década de 1980, teve como precursor o pastor Essek William Kenyon. Influenciado na universidade pelo pensamento de Finéias Parkhust Quimby, um curandeiro e hipnotizador, Kenyon construiu a base para a sua “nova teologia” usando técnicas do poder do pensamento positivo, doutrinas das seitas da Ciência da Mente e a metafísica do Novo Pensamento. 



É fato que todo vento de doutrina se espalha com excepcional velocidade no meio evangélico. Com a Confissão Positiva não foi diferente, sobretudo quando ela ganhou adeptos de “peso” internacional como Kenneth Hagin, Morris Cerullo e Benny Hinn. Foi este “esquadrão” que, inicialmente, se encarregou de espalhar a “nova doutrina” mundo afora. Desta forma, ela assumiu diferentes nuances, passando a ser reconhecida também como Teologia da Prosperidade, Evangelho da Saúde, Palavra da Fé ou Movimento da Fé. 



Seu surgimento no Brasil se deu no final do século XX e, àquela altura, os que aderiram ao movimento foram Edir Macedo, Valnice Milhomens, Rene Terra Nova, RR Soares e Estevam e Sônia Hernandes. A Confissão Positiva, ou como a chamamos no Brasil, a Teologia da Prosperidade, baseia-se numa hermenêutica fraudulenta amparada por sofríveis artifícios manipulatórios. Ela fomentou na consciência de toda uma geração o sofisma de que o “crente” deve reivindicar seus “direitos” para adquirir tudo o que desejar, pois Deus está obrigado a cumprir aquilo que, supostamente, tenha prometido em Sua Palavra. 



O resultado de tudo isso não poderia ser outro a não ser o surgimento de um sem número de aberrações doutrinárias além de perversas práticas eclesiásticas. As bases do movimento passam por um sincretismo capaz de misturar o cristianismo ao espiritismo, judaísmo, as religiões de mistérios, cultos afros e até ao gnosticismo. Seus líderes transformaram-se rapidamente de pastores a verdadeiros feiticeiros do sagrado, intermediários exclusivos entre o céu e a terra, profetas do apocalipse, mestres de revelações inusitadas para os últimos dias. 



Infelizmente, a Teologia da Prosperidade alcançou em pouco espaço de tempo milhões de adeptos, quase sempre gente desesperada em busca de solução para seus problemas. Além do mais, as “ofertas” das “igrejas” que abraçaram o movimento tornaram-se irrecusáveis. No “cardápio” tinha-se cura de enfermidades e saúde abundante, prosperidade financeira, restauração de casamentos destruídos, libertação de encostos, dentre outras “benesses” que, por fim, arrastaram nesse tsunami de heresias incautos e despreparados, os quais, espoliados de todas as formas, passaram a engrossar cada vez mais as fileiras das denominações supra-citadas.



A Confissão Positiva, como aconteceu com o Positivismo de Comte, criou uma espécie de nova religião, onde Deus tornou-se um ser escravizado a cumprir liturgias performáticas pré-estabelecidas. Fies de outras denominações passaram a ser considerados crentes de 2ª, gente que estava fora da “benção”, do “mover”. Neste novo cenário, as mais variadas práticas foram surgindo, todas supostamente respaldadas nas Escrituras. Vieram os cultos de catarse emocional, os seminários de cura interior, as correntes para libertação de maldições hereditárias, os processos de “mapeamento” de “potestades espirituais”, coisas tão bizarras e absurdas que sou capaz de apostar que até o diabo teve dificuldades em acreditar.



Lembro bem de uma das frases usadas pelo movimento que bem simboliza o nível de consciência e fé destas pessoas: “”deus” te pôs como cabeça e não como cauda”. Era uma espécie de mantra positivista, ufanista, usado para “fazer a cabeça” dos “discípulos” e criar neles um embuste mental capaz de aliená-los e afastá-los de toda a verdade do Evangelho. 



Uma das curiosidades mais intrigantes da “nova religião” é o fato de suas mensagens retornarem sempre aos heróis da fé do velho testamento, pois eles servem de modelo para demonstrar a benção, a prosperidade, a vitória e a saúde. Em suas homilias, pregadores exaltam personagens como Moisés, Davi, Abraão e Salomão, todos bem sucedidos e divinamente abençoados, como referencial daquilo que Deus deseja de Seus filhos.



O que eu gostaria, todavia, era de vê-los pregar sobre a simplicidade de Jesus, que não tinha onde reclinar a cabeça, que foi humilhado, difamado, perseguido e, por fim, morto. Gostaria de vê-los pregar sobre as profundas dores e perdas da vida de Paulo, que dizia ter aprendido a viver na escassez e a estar feliz por ter o que comer e com o que se vestir. Quem sabe, ainda, sobre o apóstolo João, já velho e calejado, preso na ilha de Patmos, privado de tudo e de todos, agonizando sozinho e aguardando a esperança da salvação. 



No primeiro século da era cristã, os líderes eram entregues a morte para que os discípulos pudessem experimentar a vida. Hoje a liderança mudou um pouco... “Apóstolos”, “Bispos”, “Patriarcas”, e outras “entidades” andam em jatinhos, vestem ternos italianos, possuem um Mercedes na garagem e moram em mansões de 3 pavimentos. É um contra-censo quando comparado com a afirmação de Paulo de que os apóstolos eram postos em último lugar, como escória do mundo. Hoje essa gente virou divindade, seres metafísicos, nem pisam no chão de tão santos que são, “astros” do mundo gospel, membros desta confraria de hipócritas, desta panacéia religiosa, desta pantomima de mambembes do “sagrado”. 



Mas é bom saber que os dias destes pústulas estão contados. É fato que, cada vez mais, uma enorme legião de incautos e inocentes acorda para a verdadeira intenção do movimento da Confissão Positiva e de seus “líderes”. Um caso público, e bem recente, é o do jogador Kaká, que era uma espécie de “marionete” nas mãos da “Quadrilha dos Hernandes” e que, enfim, parece ter acordado para o que de fato ali se passa. Tanto ele, quanto a esposa, que era pastora da denominação, de forma ética e discreta, acabaram de se desligar das mãos destes mercadores de ilusões. 



O que creio, como bem disse o Ricardo Gondim, é que “o século 20 assistiu ao alvorecer, à consolidação, ao apogeu e ao desgaste do movimento evangélico, um ciclo histórico que está prestes a se encerrar. O que virá depois é uma incógnita – contudo, é possível vislumbrar que, passada a crise de pragmatismo que assola a Igreja deste início do terceiro milênio, a espiritualidade será experimentada de maneira mais viva e relacional com Deus”.



No mais, meu mano, está tudo aí às claras, e só não vê quem não quer. No Genizah – www.genizahvirtual.com – agente publica um escândalo por dia, uma aberração por hora. Quem nos acompanha sabe que a pancada é grande, é “madeira de dar em doido”. Quem puder que agüente. E o time de “subversivos” não se cansa de escrever e desmascarar de forma contundente e profética essa corja de estelionatários do Evangelho da Graça de Jesus Cristo. 



Pra terminar, deixo apenas um pensamento para sua reflexão: a moçada da Teologia da Prosperidade afirma que “deus” nos colocou por cabeça e não por cauda. Pois é, há quem creia nisso... Para mim, contudo, que sou um cara que anda na contra-mão, prefiro ficar com outra máxima: “é melhor ser cauda de tubarão do que cabeça de bagre!”.



Carlos Moreira

2 comentários:

  1. Vocês não passam de umas anãs da fé! Por terem visão de codorna nem se apossaram do direito de serem "Rainhas do Reino", se contentam com a migalha de ser "Meninas do Reino"! Quanta anorexia espiritual!

    Até agora não compreendereis o que lestes??? A gente çomos chamados pra cermos reis e rainhas neste mundo, nós é tudo copartissipantes do reino! É mesmo verdade, o povo peresse por falta de conheçimento, e isto é muimto triste...

    Determinem a vitória, varoas! Determinem a história de suas vidas! Determinem um casamento aben$$oado com o homem mais bem su$$edido, lindo e inteligente do mundo! Determinem o fim da celulite e das gorduras localizadas! Determinem que as muitas calorias não te causarão mal algum! Ohh shimbalaiêbaraberêbarás! Recebaaaaaaa!


    PS: sorry, não resisti...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Fabiano você não é o Roberto Carlos, mas é o cara, sem ser o cara chato! Entendeu né?!
      Beijos Mano

      Excluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.