quinta-feira, dezembro 09, 2010

A Igreja dos meus sonhos!




Para que não digam que escrevo apenas negativamente, gostaria de pontuar alguns princípios que tento construir numa comunidade cristã, ou pontos que penso imprescindíveis a uma comunidade de fé. Vou chamar isso de "a igreja dos meus sonhos".

A igreja dos meus sonhos é formada por pessoas totalmente conscientes do tanto que pecam, o que as torna humildes e sinceras no trato consigo mesmas e com o próximo. Nela, assim como numa reunião dos Alcoólicos Anônimos as pessoas se confessam doentes e por isso mesmo não são excluídas.

Na igreja dos meus sonhos o pecado sexual não é visto como o pior pecado e o único digno de fortes reprimendas, pois nela não haverá qualificação de pecados, pois todos eles serão vistos como nocivos. Assim, essa igreja não será herdeira da forte influência da idade média, quando o sexo e tudo relacionado a ele era ruim, pecaminoso e feio.

A igreja dos meus sonhos será envolvida com a cidade e com as coisas e cultura da sociedade, pois não a verá como inimiga a ser vencida, mas como centro das oportunidades de transformação, onde a graça comum de Deus atua de maneira significativa.

Na igreja dos meus sonhos o pastor ou qualquer outro líder religioso não será visto como guru, como único canal direto da fala e voz de Deus, pois ele será sempre ovelha, o curador ferido e tão carente de Deus como qualquer outra ovelha do rebanho.

A igreja dos meus sonhos é lugar de terapia, cura, graça e manifestações alegres da caminhada com o Pai. Não será geradora de culpa, opressão, fobias e somatizações tão comuns em nosso tempo.

Na igreja dos meus sonhos a música é alegre e reflete a brasilidade latente em nossa alma e coração. Refletirá a alegria de um povo que canta, dança, chora e ri com a facilidade de um legítimo ser humano de sangue latino.

Na igreja dos meus sonhos você não vê a hora de encontrar pessoas, e não precisa ir a qualquer de seus encontros com medo de encontrar este ou aquele, pois nela as pessoas conseguem entender que são diferentes e que grupos de interesse não são "panelinhas", pois se assim o fosse Jesus teria formado uma com Pedro, Tiago e João.

Na igreja dos meus sonhos o humor é obrigatório e quem não rir ou sorrir estará pecando!

A igreja dos meus sonhos é formada por pessoas que servem a Deus não porque tem medo do inferno, mas simplesmente porque são gratas a Ele por tudo o que foi realizado através de Jesus.

Na igreja dos meus sonhos as pessoas não conseguem ficar sem contar o que Jesus tem feito em suas vidas, e um dia sem refletir a graça de Deus será nela um dia totalmente perdido, não importa o quanto tenhamos realizado profissionalmente ou quanto dinheiro tenhamos recebido.

Na igreja dos meus sonhos o bolso também se converterá, não para angariar prosperidade, mas para servir e nos tornar mordomos do que Deus tem nos dado e evitar que o dinheiro seja nosso senhor.

As afirmações acima não estão em ordem de importância, pois na igreja dos meus sonhos tudo é importante e santo quando relacionado à caminhada com o Pai. Não haverá hierarquia do que é mais ou menos e Cristo será tudo em todos!

Na igreja dos meus sonhos eu vou acordar um dia e notar que isto é possível e, muito mais que possível, é real!

Que assim seja!

Marquito (@marquito_pira)



>> José Marcos, carinhosamente chamado de 'Marquito' é pastor do Ajuntamento , esposo, pai e tem encarado o desafio de construir uma comunidade de pessoas cristãs, dispostas a fazer a diferença nesse mundo pós-moderno, compromissadas com o Evangelho. Ele é blogueiro e twitteiro, para ler mais, é só acessar o site do Ajuntamento ou acompanhar o twitter do cara!

Ah, ele é pastor de uma das Meninas do Reino aqui (eu, Andréa), daí, você já sabe que é um desafio mesmo! (rs). 


Um comentário:

  1. Que texto fantástico!
    Há algum tempo eu parei de pensar que essa era a Igreja dos meus sonhos e passei a declarar que essa é a Igreja que estou construindo.
    Isso mesmo...
    Estou construindo essa Igreja com minha influencia, com meu exemplo, com o que tenho ensinado aos adolescentes, com os testemunhos que dou durante o culto e com as palavras que saem da minha boca, fora dele.
    Essa é a Igreja que estou construindo, ela não é feita de concreto e poltronas luxuosas. Ela está inserida dentro de outra, que pode ter ou não a mesma visão que a minha. Entende?
    Eu parei de sonhar com essa Igreja por uma boa razão: Para construí-la! E sei que para todos aqueles que o Senhor plantou este sonho, igualmente plantou habilidades para construí-lo.
    Pode parecer utopia para qualquer um, menos pr'aqueles que compreender do que é feito o Evangelho!!!
    Fica o meu convite, vamos construir essa Igreja, hoje mesmo, exatamente aonde estamos!!!
    Que tal?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.