sábado, março 24, 2012

IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRA VIVER



“Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas … Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela. Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não deem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei”, declara o Senhor.
Jeremias 29. 5-9


O povo de Jerusalém havia sido levado para o cativeiro da Babilônia e alguns falsos profetas anunciavam mentiras. Deus havia desistido do povo. Deus viria de modo mágico e destruiria todos os inimigos de Israel instantaneamente. A ideia de que Deus abandona gera o medo. A ideia de que Deus fará mágica gera alienação.

Ele manda avisar que vai liberta-los no momento certo. A história não acabou e Ele está no controle, mesmo que as teologias modernas declarem que Ele não sabe, não viu, está distante.

Manda avisar também que o povo é responsável por sua história. Não haverá magia, o povo precisa lutar por si mesmo, construir um mundo melhor, fazer de tudo para viver bem. A prosperidade está no trabalho do povo e não no auditório deslumbrado com o profeta mentiroso.

A mensagem de Deus em dias difíceis como os nossos não é fatalista nem ufanista, mas carregada de uma verdade que liberta-nos para viver, apesar de tudo.


©2011 Alexandre Robles
Visite o site: Alexandre Robles

2 comentários:

  1. Nozinha!

    Botei até a mão no coração quando vi este texto aqui no blog. A passagem que o Robles cita eu li esta semana e me deixou meditativa, mas ao ler o post, fui MUITO edificada...é isto: lutar, vencer, a despeito das circunstâncias adversas...

    Bjs minha mana-anja!

    Roberta Lima

    ResponderExcluir
  2. O texto do Alexandre trouxe alento para minha alma. Essa foi uma semana dura e de duro juízo!

    O SENHOR que é a nossa JUSTIÇA também é nosso remédio quando sofremos as feridas da vida! rs
    Beijos Anjinha

    P.S.: Não entendi o comentário como anônima! rsss Eu hein?! Isso pega?!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.