segunda-feira, janeiro 28, 2013

Deus, a dor e o luto por Santa Maria

*Comentários a respeito da tragédia em Santa Maria
Imagem via: http://deusperdoa.tumblr.com

Se assustou ao ler os comentários acima? Pois é, eu também!

É evidente a ausência de compaixão, misericórdia e amor em muitas pronunciações e discursos religiosos. 

Nasci num lar cristão. E quando digo que 'nasci em um lar cristão' significa que já vi quase tudo dentro desse mundo chamado: Evangélico.

Já ouvi coisas inacreditáveis sobre maldição, castigo e ausência do perdão e amor de Deus e posso dizer que, o que me salvou dessa mentalidade anticristã foi conhecer o Eclesiastes (um dos meus livros bíblicos favoritos). 

Em síntese, o Eclesiastes salvou minha fé quando passei por um dos piores momentos da minha vida (um acidente de moto que aconteceu há mais de ano e ainda estou me recuperando), me apontando uma perspectiva cristã pura e limpa de dogmas religiosos a respeito da dor, seja ela física ou emocional, e das fatalidades.

Existem inúmeras vozes que falam 'em nome de Deus’ num tom arrogante e sem misericórdia, provocando cicatrizes ainda mais profundas na alma de quem está passando pela dor. 

E essas vozes não falam por mim.  

- Não aceito discursos 'em nome de Deus' que não venham encharcados de amor; E que não tragam com eles a esperança e o consolo.

- Não aceito discursos 'em nome de Deus' que tenham raiva ou ressentimento. Ou que não tenham compaixão.

Até porque, é importante lembrarmos que: 

Para falar a respeito da dor é necessário respeito e temor a Deus. As fatalidades quase sempre nos fogem a compreensão, e não encontram respostas para os tantos 'por quês?' que habitam em nós.

Talvez esse post tenha sido uma resposta sutil a todos os absurdos que ouvi como sendo 'de Deus', e da utópica vida prospera e indolor que dizem ser promessas dEle.


Minha prece por Santa Maria: Que Deus abençoe com consolo e graça os amigos e familiares das vitimas. E que aconteça cura para aqueles que se encontram feridos. 

Minha prece por nós, cristãos: Que Deus nos ensine o amor e a misericórdia. E nos ensine a consolar. Amém.


Bjs, Lu (a Poulain)!


'...permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.' 
1 Coríntios 13:13


10 comentários:

  1. É muito complicado uma atitude dessa vinda de supostos cristãos. É nesse momento que o discurso ateísta ganha força. A oração de todo cristão deve ser: Senhor dá-me sabedoria e discernimento. Para nesses momentos ter a melhor atitude possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Beth.

      Acredito que devemos buscar oportunidades de demonstrar o amor de Deus, e entregar consolo é uma delas.

      Que Deus nos ajude e ensine a ser luz onde estivermos.

      Abraços,

      Lu!

      Excluir
  2. Mesmo nesse momento de luto e dor ainda há pessoas que encontram tempo para julgar esses jovens, as pessoas precisam entender que julgar nao é tarefa nossa e sim de Deus e que eram seres humanos como qualquer outra pessoa. Que Deus console as familias e amigos desses jovens.

    tuestremeendodeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha prece também tem sido essa, Areolina:
      'Que Deus console as familias e amigos desses jovens'.

      Somente Deus para nos ensinar o amor.

      Abraço enorme!

      Lu

      Excluir
  3. Concordo plenamente! Viemos trazer boas novas! O único que se compraz com essas tragédias é o que veio para matar, roubar e destruir. Que Deus derrame seu balsamo sobre os familiares e parentes das vítimas, e que tenha misericórdia de muitos "cristãos" de hoje me dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Suellen.

      Também oro para que haja consolo na vida dos amigos e familiares das vítimas de Santa Maria.

      Somente com a presença dEle pode fornecer abrigo e segurança em tempos como esse...

      Abraços,Lu

      Excluir
  4. Quanta crueldade meu Deus. Somos (humanos)realmente assustadores... é de uma desumanidade absurda. Chorei quando vi pessoas estiradas no chão sem vida, tão jovens... Chorei ainda mais quando vi uma publicação compartilhada "uma menina de 19 anos, seu sonho era ir para Santa Maria, cursar agronomia com a amiga" ela comemorava a conquista dias atrás no face. Somente Deus pode consolar o coração dos que ficaram e curar a ferida profunda da saudade. Somente Ele pode. E que nos ensine a amar os exemplos frios apresentados, estão tão mortos quanto aqueles jovens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também 'perdi' o dia ontem, Isa.

      É impossível que o dia/semana continue o mesmo depois de um acidente como esse.

      Sua observação - 'E que nos ensine a amar os exemplos frios apresentados, estão tão mortos quanto aqueles jovens' - foi perfeita.

      Abreijos, Lu

      Excluir
  5. Esse acidente foi muito triste :( . Mais essas pessas estão em um lugar muito bom. Que Deus ilumine a familia e os amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também oro para que haja consolo na vida dos amigos e familiares das vítimas de Santa Maria.

      Somente Ele têm o consolo necessário...

      Abraços!

      Excluir

Deixe seu comentário, crítica ou observação. Queremos saber o que estamos transmitindo a você.
Mas, deixamos claro que comentários ofensivos não serão publicados.